Projeto de gestão da Jiva traz profissionalização ao grupo Fisio Estética

Em dez anos, empresa multiplicou seu faturamento por dez e agora conta com o apoio em gestão da solução Jiva

 

Com sede em Uberlândia (MG) e mais de 25 anos de mercado, o grupo Fisio Estética – que atua com revenda de produtos dermocosméticos e equipamentos profissionais para fisioterapia e estética, além de contar com uma escola profissionalizante – vem passando por um período de grande crescimento. Nos últimos dez anos, o faturamento da empresa cresceu cerca de dez vezes e o que era um negócio simples de administrar, tornou-se uma operação complexa. Por esse motivo, em novembro de 2009, o grupo optou por investir em um projeto de gestão empresarial da Jiva.

De acordo com Marco Aurélio Batista, diretor do Grupo Fisio Estética, antes de contar com a solução Jiva, a empresa tinha muitos dados em mãos, mas não conseguia transformá-los em informações que efetivamente fizessem a diferença na administração do negócio. “Agíamos muito por impulso na hora de tomar as decisões. Era fácil perceber que tínhamos muitos processos, mas pouca gestão de planejamento. A Jiva trouxe profissionalização para o nosso negócio”, lembra.




Ao deparar-se com um período de forte crescimento, Batista tentou implantar alguns conceitos de Administração na gestão da empresa, mas percebeu que os sistemas com os quais contava não traziam recursos para acompanhar esta evolução. “Tínhamos dois sistemas, um voltado à parte de varejo e outro com foco no agendamento de serviços, além de várias planilhas de Excel. Hoje, com a solução Jiva, substituímos estes dois sistemas e eliminamos as planilhas”, diz.

Com a chegada da solução da Jiva é possível ver benefícios em várias áreas, afirma o diretor. A começar pela parte administrativa, onde os gestores passaram a ter uma maior visibilidade sobre o Fluxo de Caixa da empresa e ter a possibilidade de gerar relatórios mais complexos. “Antes contávamos apenas com um modelo fixo de relatório. Hoje, a Jivanos dá a flexibilidade de montar o relatório da forma como quisermos, utilizando diferentes filtros”, afirma Batista.

A gestão dos produtos foi outro ponto que melhorou consideravelmente. Além de ter uma visão separada dos diferentes estoques da empresa, o grupo Fisio Estética está conseguindo manter estoques reduzidos. O sistema também tem ajudado na hora de compor o preço de cada produto, utilizando parâmetros definidos para a margem de contribuição. Na área fiscal, toda a emissão e recebimento de notas fiscais foi automatizada. “Estamos estocando, comprando e vendendo melhor. Também estamos cobrando e recebendo com maior eficiência”, ressalta.

Na área de Recursos Humanos, a implementação da solução Jiva trouxe grande agilidade na geração das folhas de pagamentos. Anteriormente, a empresa precisava de um dia inteiro para calcular a comissão dos vendedores e finalizar o processo. Hoje, com o auxílio do sistema, o mesmo trabalho é feito em cinco minutos.

O projeto também vem refletindo na forma com que o grupo se comunica com os seus consumidores e clientes, graças ao uso do módulo de CRM. “Anteriormente, nosso telemarketing não tinha um histórico de contatos confiável, pois era manual, e, com isso, acabava ligando repetidas vezes para a mesma pessoa. Hoje, todas as informações de cada contato feito são armazenadas pelo sistema, evitando esse tipo de erro”, diz Marco Aurélio Batista.

Além dos benefícios trazidos pela tecnologia, Batista aponta o relacionamento com os profissionais da Jiva como um dos principais pontos fortes do projeto. “Após a implementação, a empresa mostrou um grande compromisso ao se preocupar se o sistema estava funcionando bem e fazer as avaliações necessárias. O acompanhamento e a assessoria prestada pela Jiva é um diferencial enorme da empresa”, completa.

Como próximo passo no uso da tecnologia, o Grupo Fisio Estética pretende implementar o módulo de Business Intelligence, o que deve acontecer já em 2011.

Sobre a Jiva – Fundada em 2006, a Jiva é desenvolvedora de soluções voltadas para a evolução da gestão e da lucratividade das pequenas empresas. Com a proposta de criar, desenvolver e inovar sistemas e serviços que facilitam, otimizam e simplificam a gestão, a Jiva está sediada em Uberlândia (MG) e atua em todo o Brasil, por meio de uma rede de franqueados. No total, a empresa conta com 150 funcionários e mais de 500 clientes em diversos estados.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site