Mundo Doce amplia vendas e faturamento com apoio da solução de gestão

Distribuidora de doces aumentou sua lucratividade graças à melhor gestão proporcionada pela solução de gestão Jiva

Principal distribuidora de doces da região de Ribeirão Preto (SP), a Mundo Doce vem contando com uma gestão informatizada para dar suporte ao seu projeto de crescimento e ganhar eficiência no atendimento aos clientes. A empresa, que oferece um grande mix de produtos como chocolates, balas, drops e barras de cereal, implementou a solução Jiva –especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas – em 2010 e, desde então, aumentou consideravelmente sua carteira de clientes e ampliou em 35% seu faturamento.

Antes de optar pela solução Jiva, a distribuidora contava com uma solução desenvolvida sob medida, mas que não atendia mais à necessidade da empresa e às novas demandas do Fisco com a chegada da Nota Fiscal Eletrônica. “Sentimos a necessidade de automatizar a parte de faturamento, distribuição e força de vendas”, explica Felipe Di Lello, gestor da Mundo Doce.




Ao buscar fornecedores de sistemas de gestão no mercado, a Mundo Doce conheceu a proposta da Jiva, e optou por ela pela qualidade da solução, acompanhamento evolutivo da gestão e boa relação custo/benefício. “Analisamos cinco outros concorrentes e a Jiva mostrou maior mobilidade e flexibilidade em relação a relatórios, análises e à forma como se adaptava ao nosso negócio”, diz.

Após a implementação, realizada há um ano, a Mundo Doce passou a ter um inventário preciso de seu estoque e integração do armazém com a área administrativa, o que agilizou muito o processo de separação, faturamento e entrega dos produtos. “Se antes demorávamos cinco minutos para preparar determinado produto para entrega, hoje fazemos em um minuto e com a mesma equipe”, afirma Di Lello.

Parte desta agilidade também se deve aos recursos de mobilidade, que foram implementados para a automação da força de vendas. Com essas funcionalidades, os vendedores emitem o pedido diretamente do cliente e o envia por meio de tecnologia GPRS (General Packed Radio Service). Os dados são recebidos na matriz e a separação dos produtos pode ser adiantada.

Para o gestor, a maior eficiência também pode ser percebida nos processos diários, em especial no que diz respeito à controladoria e finanças. “Hoje, se uma entrega saiu e ela não foi computada, o erro é detectado no fechamento do caixa. A forma como fazíamos análise de fluxo de caixa e planejamento financeiro mudou muito”, explica.

A chegada da solução de gestão e também o conhecimento transmitido pela Jiva através de sua Universidade Corporativa foram essenciais para que a Mundo Doce passasse a trabalhar com alguns conceitos de administração que até então não eram utilizados, e que hoje estão fazendo a diferença. “Controladoria, gestão de vendas e gerenciamento de estoque eram conceitos que não utilizávamos por não termos um meio de aplicarmos, o que passou acontecer após o projeto”, relata Felipe Di Lello.

Graças à maior produtividade, a empresa passou a ter capacidade de atender com qualidade a um número maior de clientes. Se antes do projeto a Mundo Doce vendia produtos para 550 varejistas, hoje esse número passa de 900. “Desenvolvemos um planejamento comercial agressivo e o sistema nos deu uma base para que pudéssemos ter maior agilidade e utilizar nossa mão de obra, que é grande parte do custo do nosso negócio”, finaliza.

Sobre a JIVA – www.jiva.com.br

Fundada em 2006, a Jiva é desenvolvedora de uma solução diferenciada e completa, que começa na organização dos processos, aplicação dos conceitos da administração, Sistema Integrado – ERP e vai até o acompanhamento evolutivo da gestão, garantido que os benefícios estejam sendo usufruídos e se consolidem na cultura da empresa e conseqüentemente, aumente a eficácia e rentabilidade.

A Jiva também conta com o Help Desk especializado para suporte técnico, e a Universidade Jiva como forte aliada para o desenvolvimento de competências e atualizações de conhecimentos, tanto para seus colaboradores, quanto para seus clientes.

Sediada em Uberlândia (MG), atua em todo o Brasil, por meio de uma rede de franqueados. No total, a empresa conta com mais de 150 funcionários e mais de 500 clientes em diversos estados.

 

Informações para a imprensa

Medialink Comunicação–(11) 3817-2131

Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br

Renata Saud – renata.saud@medialink.com.br

Gire seu smartphone para visualizar o site