Cosmefar Terceirização de Cosméticos aumenta produção e faturamento em mais de 70% com solução de gestão da Jiva

Crescimento foi obtido após empresa adotar sistema que integrou diferentes setores, reduziu custos e permitiu identificar novas oportunidades de negócios

Baseada na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), a Cosmefar Terceirização de Cosméticos,companhia focada no outsourcing de desenvolvimento e fabricação de produtos, e inteligência de mercado, para o setor de cosméticos, aumentou em 71% a produção e o faturamento dos negócios, na comparação de janeiro de 2017 e o primeiro mês desse ano, após adotar, em 2016,o sistema integrado de gestão da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas.

Segundo Guilherme Alves Ferreira, sócio e diretor de produção da Cosmefar, o crescimento obtido é consequência das mudanças internas motivadas pelos insights que a solução da Jiva vem proporcionando desde a sua implantação. “Percebemos, por exemplo, que as mercadorias mais comercializadas não eram nossas, mas de outras marcas. Por isso, mudamos o nosso foco de produção, que era misto, de produtos próprios e terceirizados, para nos concentrarmos totalmente na terceirização”, afirma.




 

Para ele, essa virada trouxe mais diferenciais competitivos para a empresa. “Atualmente, atendemos toda a cadeia produtiva dos nossos clientes, da consultoria e inteligência de mercado, planejamento de marketing, desenvolvimento e fabricação, inclusive de embalagens, até a entrega do produto final ao ponto de recebimento. E o ERP da Jiva tem nos ajudado a aplicar inteligência, de dentro para fora da empresa, em todas as etapas desses processos. Ele ajuda até mesmo a gerenciar o negócio dos nossos clientes, por meio dos indicadores de negócios, como vendas, custo de produção, metas que precisam ser atingidas, entre outros”, explica Ferreira.

Para o sócio, os ganhos com a solução da Jiva não se limitam apenas à eficiência, mas também no controle operacional e na redução de custos da companhia. “Com o sistema, conseguimos racionalizar e otimizar a área de compras para evitar aquisições desnecessárias. Percebemos que chegávamos a comprar o dobro de materiais que precisávamos. Hoje somos muito mais assertivos, o que gera uma economia significativa em toda a cadeia produtiva”, revela. Ainda de acordo com Ferreira, por meio do MahaGestão, índice que aponta o grau de maturidade da gestão das empresas em todos os setores, a Cosmefar aprimorou também a forma como enxerga os próprios negócios. “Vimos que precisávamos melhorar em muitos aspectos de administração, e que não tínhamos muita experiência com ERPs. Antes do sistema da Jiva não tínhamos análise de giro, dashboards com indicadores, e nem dados dos setores, o que acarretava em gargalos, como por exemplo, no setor financeiro. Ainda precisamos aperfeiçoar muitos processos internos, mas agora sabemos que estamos no caminho certo”, diz.

Segundo o sócio e diretor de produção, em janeiro deste ano a Cosmefar já tinha investido 6% do faturamento de 2017 em melhorias e ampliação da fábrica, e a meta é chegar aos 12% até o final do ano. “E a solução de gestão da Jiva está inclusa nesse investimento, tanto para ampliar a automação na linha de produção quanto para melhorar o nosso setor de financeiro. Enxergo um longo caminho com essa parceria, não temos motivos para procurar outra solução”, finaliza.

Sobre a Jiva

Desde 2006 a Jiva atua no mercado de ERP, oferecendo soluções de gestão que atendem às necessidades específicas dos pequenos negócios.

Somos a melhor decisão da pequena empresa porque nossa expertise e experiência nos possibilitam entender as necessidades de cada negócio para prover uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporcione otimização dos processos e promova a evolução gradativa da gestão, garantindo assim que nossos clientes tomem as melhores decisões no dia a dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

Nosso jeito de promover a evolução da gestão das empresas passa pela análise e devolutiva dos pontos fracos e fortes de cada negócio; o compartilhamento das melhores práticas em processos; a automatização das regras do negócio por meio da implantação do ERP Jiva; o acompanhamento dos indicadores-chave; a capacitação da equipe; o acompanhamento da evolução gradativa e o atendimento especializado de cada empresa cliente.

Para fazer tudo isso com excelência, evoluímos constantemente, estando sempre à frente no quesito inovação: lançamos quatro novas versões do Jiva-W por ano, além de aplicativos que facilitam a gestão pelo celular e ambientes colaborativos que permitem interação com toda a Jiva e outros clientes com poucos cliques.

E essa evolução não para. Prova disso é que desde 2014 estamos entre “As Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte e Revista Exame.

Estamos presentes em todo o Brasil, com mais de 300 colaboradores diretos, mais de 2.500 clientes usufruindo de uma gestão mais segura e mais de 10.500 usuários do Sistema ERP Jiva.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site