Cloud Computing: um aliado para as pequenas empresas

*Por Fábio Tulio.

Não há dúvidas de que o conceito Cloud Computing veio para ficar. Apontado por grandes institutos de pesquisa como a principal tendência do mercado de tecnologia da informação, ele está sendo adotado cada vez mais por empresas que buscam reduzir custos e otimizar a gestão do ambiente de TI. De acordo com um estudo da Frost & Sullivan, seu uso vai crescer 74% em 2013, em relação ao ano passado e movimentar cerca de US$ 302 milhões, no Brasil.

Mas e as pequenas empresas? Será que a nuvem é vantajosa para elas também? Eu respondo que sim, e muito. Ao contrário de algumas outras novidades da TI, optar por soluções na nuvem já custa menos que o investimento em estrutura própria. Ao adotá-lo, as pequenas empresas não precisam mais se preocupar com servidores, banco de dados, memórias, espaço em disco, back-up, velocidade de processamento, segurança da informação, dispensando também a necessidade de mão-de-obra especializada em TI (muito demandada no mercado atual).

Além de diminuir custos, a pequena empresa pode colher mais benefícios. Hoje, já é possível encontrar soluções de gestão totalmente em nuvem, ou seja, de qualquer computador com conexão à Internet, ou via smartphones e tablets, os gestores podem acessar informações estratégicas de todas as áreas da empresa como vendas, estoque e financeira, acompanhando em tempo real a evolução do seu negócio para tomar decisões mais rapidamente. A manutenção também fica por conta do fornecedor de TI, retirando essa preocupação do gestor, que pode se concentrar no que realmente é seu core business.

Como a nuvem proporciona ao pequeno empresário uma alta tecnologia, com valor acessível, a entrega de conteúdo para os usuários finais fica mais rápida do que se fosse utilizada uma tecnologia inferior, facilitando o armazenamento e a recuperação de arquivos. Isso acaba impactando na produtividade e mobilidade dos colaboradores, que podem trabalhar de forma remota acessando facilmente dados internos, mesmo estando distantes fisicamente dos escritórios.

Outra vantagem é que o baixo investimento em infraestrutura de TI proporcionado pela nuvem acaba permitindo maior escalabilidade para a expansão dos negócios, sem custos adicionais. A computação em nuvem é flexível a ponto de se ajustar à medida da necessidade do cliente, sendo assim, ele pode começar utilizando alguns serviços e ir aumentando ao longo do tempo, conforme sua demanda.

Por todos esses benefícios que citei, não vejo a menor possibilidade de parar o avanço do Cloud Computing. Por isso, cabe às pequenas empresas correrem atrás para se atualizarem tecnologicamente, e ampliarem sua competitividade ao se igualar às grandes companhias no que se refere à tecnologia de ponta.

*Fábio Tulio é diretor presidente da Jiva.

Sobre a Jiva – www.jiva.com.br
Com profissionais que acumulam mais de 20 anos de experiência, a Jiva atua no mercado de TI desde 2006 com a oferta de soluções de gestão empresarial para atender as necessidades específicas da pequena empresa.

A expertise e experiência da Jiva possibilitam entender o dia a dia de cada negócio e desenvolver soluções diferenciadas e completas (software de gestão empresarial + serviços agregados) que promovam a evolução da gestão e da operação das empresas.

De forma integrada e eficiente, as soluções Jiva proporcionam um melhor fluxo das informações entre os processos da empresa, a fim de garantir uma gestão mais segura para os seus clientes.

As soluções atuam desde a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a aplicação efetiva dos conceitos da administração, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

Nossos números
Uma rede com mais de 300 colaboradores
26 franquias em 18 estados brasileiros
Mais de 1500 clientes usufruindo de uma gestão mais segura
Mais de 6000 usuários do Sistema ERP Jiva
Movimentação de mais de R$ 8.500.000,00 em toda cadeia

Informações para a imprensa
Medialink Comunicação – (11) 3817-2131
Raul Fagundes – raul.fagundes@medialink.com.br
Renata Saud – renata.saud@medialink.com.br
Lauro Marques – lauro.marques@medialink.com.br

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site