Sistemas de gestão: grandes aliados para crescer na crise

Em meio à instabilidade econômica que tem assolado milhares de empresas no Brasil, as preocupações mais comuns dos gestores têm sido em torno de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a gestão empresarial com foco em ampliar as vendas e a lucratividade.

Para os mais conservadores, investir em tecnologia nesse momento é super arriscado, mas para aqueles que veem esse cenário como uma condição temporária, os sistemas de gestão empresarial são uma excelente aposta para destacar-se da concorrência.

Confira abaixo 5 perguntas para descobrir se você precisa implantar um sistema de gestão e 5 benefícios que essa tecnologia pode trazer para sua empresa.

  1. Qualidade: Ofereço aos meus clientes um serviço de qualidade? Consigo cumprir o prazo de entrega dos produtos? Qual é o tempo estimado desde a compra até a entrega?
  2. Controle: Tenho total controle sobre o meu estoque de produtos? Quais os meus produtos/serviços mais e menos rentáveis?
  3. Financeiro: Quais são meus gastos do negócio? O que tenho para receber e pagar a curto e médio prazo?
  4. Informação: Minhas informações são confiáveis e atualizadas em tempo real? Isso permite que eu tome decisões facilidade ou estou perdendo mercado por falta de informações?
  5. Revisão: A qualidade, o controle dos processos, o setor financeiro e o acesso às informações estão comprometidos com a ferramenta atual? Se sim, o que posso fazer para mudar isso?

Benefícios

  1. Redução de custos: Reduzir custos significa eliminar despesas e deixar de investir? Não, muito pelo contrário, o investimento em um ERP pode ajudar a agilizar processos burocráticos, lentos e sujeitos a falhas, e ainda reduzir o tempo destinado à operacionalização dos processos do negócio.
  2. Eliminação de planilhas: Ao utilizar um sistema de gestão é possível eliminar os processos feitos em planilhas de forma manual e ter uma visão consolidada do negócio, por meio de painéis de indicadores atualizados em tempo real.
  3. Integração de processos: Com uma única base de consulta, os processos são padronizados e todos os gestores têm acesso às mesmas informações, o que além de reduzir o retrabalho, amplia a agilidade na tomada de decisão.
  4. Obrigações fiscais: Manter os impostos em dia é uma das milhares de preocupações das empresas. Com um sistema que calcula taxas e alíquotas, é mais fácil de se relacionar e atender às exigências do Fisco.
  5. Aumento de produtividade: Por fim, mas não menos importante, a implantação de um ERP implica em grande aumento de produtividade, o que em outras palavras diz respeito à melhoria de processos, organização para gerenciar e consequentemente, lucratividade dos negócios.

Se suas preocupações são similares às dos outros gestores do setor atacado-distribuidor e você constatou que precisa implementar um sistema de gestão, conheça o jeito Jiva de trabalhar e saiba o que podemos fazer pela sua empresa.

Clique aqui
Encontre mais materiais de apoio para gestão de processos em pequenas empresas. É grátis.

Gire seu smartphone para visualizar o site