Os benefícios dos sistemas de gestão para empresas do mercado imobiliário

Fonte: Shutterstock

Os sistemas de gestão são responsáveis por automatizar processos operacionais, administrativos e gerenciais, integrar e centralizar informações oriundas de diferentes áreas em uma única fonte de consulta, para auxiliar a tomada de decisão dos gestores, otimizando processos e ajudando a reduzir custos.

Em se tratando do setor imobiliário especificamente, os ERPs possuem funcionalidades para atender a demandas específicas. Eles controlam todos os processos de locação e vendas da imobiliária, proporcionando melhorias nos resultados e na qualidade dos atendimentos, trazendo consequentemente, maior rentabilidade e lucratividade para as empresas. Há também recursos de mobilidade que permitem vistorias, uploads de fotos de imóveis e integração com sites de locação e venda de imóveis.

Para empresas que estão planejando implantar seu primeiro sistema de gestão, ou ainda substituir o existente, é ideal buscar fornecedoras já consolidadas neste mercado, que ofereçam muito mais do que funcionalidades para otimizar processos operacionais. A empresa de TI deve acompanhar a evolução do negócio dos clientes, prestando todo o apoio necessário no pós-venda e no que se refere ao treinamento dos usuários, e ao conhecimento dos conceitos da administração.

O sucesso da implantação de um ERP depende totalmente dessas características. E quem não se atentar a isso, pode jogar dinheiro fora e contar com um sistema ineficiente que não irá atender às necessidades de negócio que as imobiliárias tanto requerem.

Aline Michele Voigt é Gestora das unidades Jiva e Sankhya de Santa Catarina, especializadas em soluções de gestão empresarial.

Gire seu smartphone para visualizar o site