O que é o BI e quais são seus benefícios para as empresas

Cada vez mais, as empresas têm optado por utilizar uma ferramenta de BI para ter uma gestão mais eficiente e assertiva na tomada de decisão. E na sua empresa, você já aplica BI?

O que é BI?

BI (Business Intelligence) é um conjunto de práticas que tem por objetivo sistematizar os dados de uma empresa para que eles sejam utilizados como base para tomada de decisões estratégicas com vistas a aumentar a vantagem competitiva do negócio.

Os dados utilizados são obtidos, principalmente, por meio dos softwares utilizados pela empresa e benchmarking. Caso a empresa utilize um ERP, todas informações sobre os setores da empresa, como as do CRM, do estoque, das vendas etc., estarão centralizadas em um dashboard central, o que facilita a análise desses dados.

O ERP, desse modo, acaba funcionando como um banco de dados em que as informações são atualizadas em tempo real. Além disso, é possível obter dados analisando big data, como as menções à empresa nas redes sociais, e realizando pesquisas de satisfação.

O que as ferramentas de BI fazem é centralizar as grandes quantidades de dados das empresas e disponibilizá-los de modo a facilitar a sua interpretação. Alguns ERPs, como o da Jiva, possuem módulo de BI integrado.

Quais os benefícios do BI?

Antes de tudo, é necessário entender que, mais do que um conjunto de técnicas, o BI é um modo de trabalhar, que se relaciona à cultura do negócio. Aplicando o BI corretamente na sua empresa, todas as decisões passam a ser tomadas após a análise de dados concretos, tanto da própria empresa quanto do mercado. Entre os benefícios desse modo de trabalho, estão:

Gestão data-driven

A gestão data-driven é uma tendência em todo o mundo e configura-se, basicamente, na utilização de dados para tomar decisões, ao invés de intuição ou “achismo”.  O resultado disso é que as decisões passam a ser realmente assertivas e alinhadas aos objetivos estratégicos do negócio.

Processos otimizados

Durante a coleta e a análise de dados, é possível encontrar processos com falhas ou com mau desempenho e corrigi-los, visando melhorar a eficiência e a produtividade das equipes envolvidas.

Respostas corporativas rápidas

Com uma ferramenta de BI e com a análise de dados fazendo parte da cultura do negócio, todos os dados da empresa podem ser encontrados com facilidade, o que agiliza a tomada de decisão.

Análise preditiva

É possível verificar tendências com o BI e, com isso, prever acontecimentos futuros. Assim, a gestão consegue resolver problemas e aumentar lucros com uma gestão proativa e, não, reativa.

Diminuição de custos

O monitoramento de custos ajuda a mapear as despesas da empresa, facilitando o processo de corte de gastos. Por exemplo, o BI possibilita que produtos no mix que não são rentáveis e que, na verdade, geram prejuízos sejam identificados.

Aumento dos lucros

Todos os demais benefícios do Business Intelligence ajudam a empresa a alcançar o seu principal objetivo: aumentar os lucros através de tomada de decisões estratégicas e realmente assertivas.

Por que optar por um ERP com módulo de BI?

O maior benefício do ERP para as empresas é, justamente, a centralização dos dados de todos os setores corporativos em um único sistema. Por esse motivo, o módulo de BI integrado ao sistema de gestão apenas integra, fornece relatórios e exibe os dados que já estão no software, da melhor maneira possível para análise.

Com um ERP com BI, você já consegue calcular, por exemplo, a margem de lucro de um produto de maneira automática e visualizá-la no próprio ERP. O módulo de Business Intelligence integrado ao sistema de gestão traz mais agilidade, praticidade e assertividade para a sua empresa, com relatórios mais detalhados, comparação com outros concorrentes do mercado etc.

Se o ERP da sua empresa não conta com módulo de Business Intelligence, é preciso investir em outra ferramenta e, além disso, imputar os dados no novo sistema. Com o ERP, esse processo é automático e você não tem custos com implantação nem treinamento para utilização de outro software.

ERP com BI: mais tempo para se dedicar ao que realmente importa

Com o EPR com módulo de BI, você passa a ter mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: analisar os dados obtidos e pensar estrategicamente nos próximos passos da sua empresa. Como gestor, essa deve ser a sua principal função e, caso isso não esteja acontecendo, é hora de encontrar os gaps na sua empresa e resolvê-los.

 

O seu ERP não tem módulo de BI?

Conheça agora mesmo a Solução Jiva e os seus diferenciais:

  • ERP com BI integrado
  • Compartilhamento das melhores práticas do mercado em gestão de processos
  • Acompanhamento gradativo da evolução da sua gestão
  • Processo simplificado de implementação
  • Mais de 2.500 clientes dos segmentos de varejo, atacado-distribuidor, indústria e serviços
  • Mais de 10.500 usuários do sistema

Saiba mais. Agende uma visita com um de nossos consultores:

 

Agendar visita agora

Gire seu smartphone para visualizar o site