Como saber qual é o melhor ERP para o seu negócio?

Escolher o melhor ERP para o seu negócio pode ser uma tarefa difícil. Afinal, existem muitas opções disponíveis no mercado, com diferentes funcionalidades e diferenciais. Também é comum optar por um sistema que não corresponde às expectativas da empresa, o que torna necessário fazer uma avaliação ainda mais criteriosa do próximo software a ser utilizado.

Se você está buscando pelo melhor sistema de gestão possível para a sua empresa, está no lugar certo: aqui, vamos te mostrar quais pontos você deve observar para fazer essa escolha.

Antes de tudo: o que é ERP?

O conceito de ERP ainda é pouco difundido e isso faz com que gestores confundam  com qualquer sistema automatizado que colabore com a gestão de uma empresa – como um sistema de controle de estoque ou um CRM.

A principal diferença entre um ERP (Enterprise Resource Planning) e outros  sistemas de gestão mais simples está no fato de que os últimos não promovem a integração entre os setores da empresa. É por isso que chamamos os ERPs de sistema de gestão integrada.

Enquanto os outros softwares fazem a gestão de apenas um determinado setor da empresa, o ERP, normalmente, conta com módulos específicos para cada área do negócio, que se comunicam entre si, compartilham informações e permite gerir com totalidade os dados do empreendimento.

Isso quer dizer que as informações do estoque, por exemplo, são automaticamente atualizadas quando uma venda é realizada, assim como a nota fiscal já é gerada e os dados sobre tarifas relativas ao fisco são atualizados.

Como escolher o melhor ERP para a sua empresa?

Você já sabe que, ao falar de ERP, estamos tratando de um sistema de gestão integrada. Então, o primeiro passo para a melhor escolha é observar se o sistema é realmente integrado ou se trata-se apenas de um software destinado a uma área específica.

Mas, além disso, existem outros pontos que você deve observar:

1. Entenda as necessidades da sua empresa

Identificar as necessidades da sua empresa é o primeiro passo para escolher o melhor ERP para a sua gestão. Por isso, é importante analisar quais dos setores e processos da sua empresa têm bom desempenho e quais têm falhas operacionais consideráveis.

Ao realizar esse trabalho, você consegue enxergar melhor quais dos setores da sua empresa estão preparados para serem automatizados e quais precisam passar por uma reestruturação de processos. Essa atividade só tem a contribuir para o seu crescimento.

2. Escolha um ERP aderente à realidade do seu negócio

Uma vez que você tem consciência da sua necessidade, você consegue ter noção do que realmente precisa e escolher o melhor ERP. Se você é dono de uma pequena ou média empresa, não precisa investir em um sistema robusto voltado para o atendimento de grandes negócios, certo?

Por isso, atente-se às funcionalidades oferecidas pelos ERPs disponíveis no mercado. Veja quais delas atendem às suas necessidades e quais podem ser úteis a médio prazo. Alguns fornecedores de ERP oferecem até mesmo um projeto de evolução gradativa, em que novos módulos são implantados conforme a sua empresa cresce.

3. Avalie a reputação do fornecedor

Outra dica importante para escolher um bom ERP para a sua gestão é avaliar a reputação dos fornecedores no mercado.

Sempre pesquise a fundo quem é a empresa que está vendendo o serviço, veja seu site oficial, confira se existe uma seção com depoimentos de clientes e leve em conta o tempo de mercado.

4. Entenda o escopo de serviço que é oferecido

Mais do que ver quem é o fornecedor e quais são as funcionalidades do ERP, é importante avaliar o que é oferecido à sua empresa junto com o sistema. Isso porque de nada adianta possuir em excelente software se a sua equipe não estiver capacitada para utilizá-lo ou inteirada dos conceitos mais importantes da administração de empresas.

Por conta disso, é importante verificar se o fornecedor vai oferecer treinamento da equipe para o uso correto do ERP. Além disso, é um grande diferencial o fato de a empresa capacitar seus colaboradores para compreender as melhores práticas em processos de gestão. Caso ela não ofereça a capacitação, você precisará investir em uma consultoria que venda esse serviço.

Já utiliza um ERP?

Se você já conta com um ERP ou um sistema de gestão e não sabe se ele é o software mais adequado para as suas necessidades, responda ao nosso teste. Com ele, você conseguirá identificar se é hora de trocar o seu ERP.

Responder teste agora

Gire seu smartphone para visualizar o site