O impacto do ensino a distância na implantação de projetos de ERP

 

Fonte: Shutterstock

A implantação de um sistema integrado de gestão empresarial é sempre um momento crítico para uma empresa. Não se trata apenas da implantação de um novo software, mas do mapeamento e organização dos processos do cliente para garantir um melhor fluxo das informações, permitindo que ele usufrua todos os benefícios da ferramenta e, assim, obtenha uma gestão mais segura e eficiente.

 

Neste contexto, as universidades corporativas e as plataformas de ensino a distância têm se mostrado grandes aliadas dos fornecedores de ERP e dos clientes que adquirem novas tecnologias de gestão. Por meio das técnicas de EAD, o treinamento e a capacitação dos implantadores e usuários do software tem se tornado mais viáveis, trazendo resultados cada vez mais positivos.

Os fornecedores de sistemas de gestão, que se preocupam com a multiplicação do conhecimento para os seus clientes, lançam as suas soluções ao mercado já acompanhadas de pacotes de cursos a distância, disponíveis para todos os profissionais envolvidos na gestão e operação do negócio: Compras, Vendas, Financeiro e responsáveis pela implantação do software nos clientes.

Os bons cursos são projetados para sensibilizar os sentidos do aluno participante: ele visualiza uma simulação de uma operação no sistema, ouve o áudio narrado pelo instrutor e tem a oportunidade de executar ali mesmo a operação realizada. Ao final, acontecem as avaliações para certificar que o conhecimento foi efetivamente adquirido. E quando se trata de usuários finais do sistema, os cursos são oferecidos de acordo com a função que os usuários executam nas empresas clientes.

A vantagem do ensino a distância é que os cursos podem ser acessados sete dias por semana, 24 horas por dia, exigindo dos alunos apenas disciplina. É por isso que o uso das universidades corporativas vem ganhando tanta popularidade.

Do lado do fornecedor, o pulo do gato está na multiplicação do conhecimento. Clientes mais capacitados conseguem utilizar as ferramentas de gestão em sua totalidade, usufruindo de todos os seus benefícios.

Jane Meire Boaventura Menezes é gerente da Universidade Corporativa da Jiva, empresa especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas, e que atua no modelo de franquias.

 

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site