Mobilidade como diferencial das soluções de gestão para as pequenas empresas

 

Fonte: Shutterstock

Quando pensamos em gestão empresarial temos em mente, sobretudo, ações como planejar, realizar e controlar. A tecnologia da informação, por meio dos dispositivos e softwares disponíveis, vem para ajudar a empresa a realizar tais tarefas, gerenciando o planejamento, as informações, controles e tomada de decisões necessárias e, assim, tornar essa empresa mais competitiva.

 

Hoje já existem no mercado diversas soluções envolvendo sistemas de gestão empresarial (ERP) com funcionalidades disponíveis para celulares e tablets. Assim, de qualquer lugar e em qualquer hora, os gestores podem acessar informações cruciais para a tomada de decisão, como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, evolução das vendas, lucratividade e resultados gerais, sem precisar estar presente fisicamente na empresa.

Tudo isso é capaz de proporcionar para as empresas mais assertividade, mais produtividade, eficiência e consequentemente, competitividade empresarial. A mobilidade é democratizante, o investimento não é alto e atualmente está bastante acessível às pequenas empresas. O primeiro passo é entender exatamente qual é a necessidade da empresa e ter certeza de que o produto/solução resolve esta necessidade a um custo viável.

O empresário deve também estar atento a alguns fatores quando estiver analisando as opções disponíveis, tais como estrutura e confiabilidade das informações apresentadas. As informações são claras e confiáveis? Oferecem realmente os indicadores necessários para tomada de decisão? São apresentadas de forma gráfica para facilitar a interpretação? Em quais dispositivos móveis são apresentadas (Windows, IOS, Android)? Estão atualizadas e disponíveis a qualquer momento de forma rápida?

Segundo a consultoria IDC, o número de empresas que vêm adotando sistemas de gestão mobile está aumentando.  Um a cada 10 dólares do orçamento de TI é direcionado para soluções móveis de ERP. A facilidade de uso e de acessibilidade no quesito custo fará este número crescer ainda mais nos próximos anos, deixando a tecnologia mais popular e acessível para todos. Mas, principalmente, ajudando as empresas a ficarem mais dinâmicas e competitivas.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site