Fuja do papel e otimize a organização de sua empresa com automação de processos

A mudança em processos organizacionais costuma ser um desafio quando se trata de empresas de pequeno e médio porte. O motivo principal é que muitos gestores acreditam que as dificuldades de se implantar um novo sistema de gerenciamento de processos são maiores do que seus benefícios, mas agarrar-se a essa ideia é ir na contramão da gestão de negócios, condenando a sua empresa à estagnação. Quer saber o porquê?

A verdade é que processos não-automatizados não só são obsoletos, como geram mais risco às empresas e podem ocasionar grandes prejuízos que, no caso de pequenos negócios, são especialmente danosos. O uso de registros em papel pode ocasionar diversas falhas de registro, além de dificuldade para que se acompanhe detalhadamente o fluxo de caixa.

Alavanque o seu negócioUsar fichas de estoque impressas, por exemplo, propicia que erros de lançamento e de registro ocorram com frequência, além de serem mais difíceis de se atualizar do que fichas automatizadas – e, no caso do estoque, toda movimentação de produto deve ser registrada assim que acontece, para evitar ao máximo que haja diferenças na contagem do estoque.

Automatizando esses processos, os riscos de falhas de registro são minimizados ao máximo! Mas, o principal benefício da automatização de gestão ainda é outro: integrar todos os setores da empresa. Com a integração de setores como o de estoque, financeiro, de vendas, contábil, entre outros, garante-se que todas as informações sejam facilmente transmitidas de um setor para o outro, facilitando seus cálculos relativos à comissionamento, precificação, efetuamento de novos pedidos, entre outros.

Além disso, os sistemas de automação de gestão oferecem outras funcionalidades que são úteis à administração, como o acompanhamento do giro do produto em seu estabelecimento, relatórios em tempo real e controle do ponto eletrônico.

Outro argumento utilizado por gestores de pequenos negócios para justificar a não adoção de processos automatizados é o valor financeiro despendid
o. Atualmente este também já não é mais um grande empecilho. No mercado brasileiro existem opções com preços que se adequam a realidade de negócios de qualquer porte, inclusive pequenos, e que ainda garantem o retorno sobre o investimento de compra e implantação do sistema.
Com todos esses argumentos, fica claro que a automação de processos é para quem quer ver o negócio crescer, não é mesmo? Interessado em automatizar seu negócio?

Baixe agora nosso e-book “Automação de processos desmistificada para pequenas empresas” e saiba como aplicar em seu negócio

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site