Business Intelligence: 3 motivos para adotá-lo em sua pequena empresa

Contar com a análise estratégica de dados da sua empresa é uma maneira inteligente de aproveitar ao máximo as informações que você tem a favor do seu negócio. Imagine ter em mãos dados que tornem suas decisões mais rápidas e tragam mais eficiência e inovação para a sua empresa. É essa a proposta do Business Intelligence (BI), que tem conquistado empresas de todos os setores e portes e, mais recentemente, tem sido adotada por pequenas empresas que buscam por resultados surpreendentes e estão atentas às novidades do mercado para tornar a gestão mais eficiente.

Quer entender o que é Business Intelligence e como ele pode ser útil para a sua pequena empresa? Este artigo é para esclarecer todas as suas dúvidas e te convencer do quanto essa solução pode ser fundamental para sua tomada de decisão.

O que é Business Intelligence?

A maioria das empresas precisa lidar diariamente com uma grande quantidade de dados: aspectos operacionais, econômicos e tecnológicos da empresa, índice de competitividade, tendências de mercado, necessidades do consumidor, entre outras inúmeras informações. Cruzar todas essas informações manualmente não é a maneira mais produtiva. Afinal, essa será uma tarefa complexa e vai demandar horas de trabalho excessivas do gestor, tempo esse que é essencial para você evoluir seu negócio.

É para tornar esse trabalho mais fácil, rápido e eficiente que o Business Intelligence foi criado. Trata-se de um conjunto de técnicas e tecnologias para análise de dados, que transforma todas essas informações em análises e índices relevantes para a tomada de decisões estratégicas.

O Business Intelligence tem o papel de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados de diversas fontes, gerando métricas e relatórios com precisão. Dessa forma, a tomada de decisões fica mais assertiva, possibilitando ao gestor identificar oportunidades tanto de investimento quanto de corte de custos, melhorar processos internos, estreitar o relacionamento com fornecedores e clientes e garantir otimização para diversos aspectos do negócio.

Como funciona o Business Intelligence em uma empresa?

Os dados são coletados de todos os processos do negócio e são integrados e armazenados de forma centralizada. Esse repositório central é chamado Data Warehouse.

Depois dessa etapa, as soluções que contemplam Business Intelligence extraem esses dados e os organizam através da identificação de padrões e associações úteis, bem como mudanças e anomalias relevantes. A esse processo, dá-se o nome de Data Mining.

O Data Mining permite que sejam gerados relatórios detalhados, índices para tomadas de decisão, gráficos de performance etc.

Sendo assim, uma solução de Business Intelligence bem implementada proporciona uma visão mais ampla dos processos do negócio, levando em conta os seus processos e planejando ações futuras.

Com uma solução de Business Intelligence, a empresa tem a possibilidade de:

  • Conhecer em detalhes seus processos internos
  • Avaliar o desempenho desses processos por meio de indicadores-chave de performance (KPIs)
  • Gerar relatórios com precisão e agilidade
  • Levantar insights sobre as atividades da empresa
  • Obter benefícios financeiros, operacionais e gerenciais

3 motivos indiscutíveis para usar uma solução de BI na sua empresa

1. Tome decisões mais eficientes e com mais agilidade

Uma das grandes vantagens de ter uma solução baseada em Business Intelligence em sua empresa é que ela é capaz de oferecer informações inteligentes que contribuem para que você tome decisões mais acertadas e muito mais rápido.

Com Business Intelligence, é possível conhecer com detalhes os processos internos da empresa, permitindo uma visão geral quanto ao controle de orçamento, de estoque, de vendas, de compras, de contas a pagar e a receber, entre outros processos. Assim, fica mais fácil fazer previsões, identificar custos desnecessários, avaliar a eficiência das vendas, fazer planejamentos e, é claro, guiar decisões para melhorias da empresa.

2. Otimize seus processos internos

Além de poder tomar decisões mais assertivas, o Business Intelligence otimiza os processos internos da sua empresa. Isso quer dizer que ele possibilita a organização e o monitoramento de todas as atividades, indicando ainda as reais necessidades e as limitações do negócio.

A partir da análise de relatórios e indicadores-chave (KPIs) gerados pela solução de Business Intelligence, fica muito mais fácil otimizar a eficiência operacional dos processos da empresa. O Business Intelligence facilita o entendimento dos processos internos e ajuda a traçar metas tangíveis, que estejam alinhadas com o mercado e com os objetivos da empresa.

3. Fidelize seus clientes

A sua empresa conhece a fundo os clientes? O Business Intelligence também é importante na fidelização deles. Com ele, fica mais fácil identificar o perfil dos clientes, as suas necessidades e as melhores maneiras para atender a essas demandas. Isso porque promove a eficiência da gestão, reduzindo os erros nos processos e consolidando um plano de negócios a partir de informações coerentes e confiáveis.

Sendo assim, o relacionamento com os clientes também se torna mais sólido. Com informações de qualidade sobre o perfil do seu cliente, fica mais simples desenvolver estratégias que atendam às expectativas dos seus consumidores.

Como a Solução Jiva oferece Business Intelligence para a sua empresa

A Solução Jiva foi desenvolvida com base em Business Intelligence. Todas as funcionalidades do sistema de gestão foram pensadas para oferecer às pequenas e médias empresas o processamento centralizado das informações imputadas, transformando-as em indicadores relevantes mais claros, objetivos e seguros, possibilitando análises gerenciais.

Por exemplo, no caso de uma empresa de varejo, basta um clique e é possível ter acesso à lucratividade da última venda ou de todas as vendas de um período. O sistema cruza informações e pode indicar ainda quanto é preciso vender para atingir o equilíbrio financeiro ou contribuir para uma melhor precificação. Afinal o gestor tem acesso fácil e rápido a todas as informações de custo, gastos fixos, gastos variáveis e lucro. Todos esses indicadores contribuem para toda a gestão do negócio.

A Solução Jiva baseia-se nos conceitos de gestão, sendo genuína a extração dessas informações inteligentes. Qualquer processo implementado, conforme as necessidades da empresa, será capaz de fornecer dados relevantes para tomadas de decisão eficientes.

O Business Intelligence permite apurar informações importantes diariamente e não apenas no fim do mês, ao enviar documentos da empresa para o contador, por exemplo. Assim, é possível mudar o rumo estratégico da empresa, se necessário, sem precisar esperar por dados extraídos por terceiros. Você mesmo, gestor de uma pequena empresa, tem informações necessárias a qualquer momento para tomar as melhores decisões.

É evidente que a adoção do uso de um ERP que possibilita a realização de análises gerenciais por meio de uma tecnologia de BI traz muitos ganhos para o seu negócio. Mas é importante ressaltar que o sistema sozinho é, ainda, apenas uma ferramenta. Para evoluir a gestão da sua empresa, você precisa investir na melhoria de processos e também na capacitação das pessoas de sua equipe para fazerem o melhor uso da tecnologia utilizada por sua empresa.

Quer conhecer mais vantagens de implementar um sistema integrado de gestão na sua empresa? Leia o e-book “Automação de processos para pequenas empresas desmistificada” e saiba tudo o que precisa sobre o processo de automação em pequenos negócios.

Ir para e-book:  “Automação de processos para pequenas empresas desmitificada”

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site