5 benefícios do ERP para o gerenciamento do seu negócio

 

Fonte: Shutterstock

Em um período de crise e com a necessidade de sermos cada vez mais eficientes e competitivos, contar com um bom ERP pode ser o caminho para uma gestão mais eficiente do negócio.

 

Ele pode corrigir uma série de pequenos problemas com os quais nos deparamos no dia-a-dia. Afinal, não é raro ouvirmos casos de perda de documentos e informações importantes, multas por falta de organização, falta de uma visão consolidada dos processos da empresa, perda de insumos por deficiências no controle do estoque e, sobretudo, perda de tempo para tentar localizar onde estão as falhas que levaram a esses problemas.

Ao contrário do que muitos imaginam, as pequenas empresas levam vantagem no processo de implantação por terem fluxos de trabalhos mais enxutos, havendo muito mais facilidade em implantar um sistema ERP. Uma vez contando com o sistema em funcionamento, a empresa deve se preparar para benefícios como:

1. Gestão unificada: o ERP padroniza e integra diferentes departamentos, ou diferentes filiais, permitindo que o gestor visualize os resultados consolidados e individuais para uma gestão unificada.

2. Integração de informações financeiras: o gestor pode acompanhar o desempenho geral da empresa, visualizando quanto o negócio contribuiu para as receitas e quanto consumiu dos recursos da empresa por tipo de conta.

3. Controle dos pedidos de clientes: por centralizar as informações em um único sistema, é possível manter o controle dos pedidos de clientes com mais segurança e imprimir maior agilidade na coordenação de estoque, produção e transporte, além de obter um histórico de cada cliente.

4. Padronização e aceleração de processos: sistemas ERP possuem métodos padronizados baseados em boas práticas de negócio. Padronizar os processos e utilizar um único sistema integrado economiza tempo, aumenta a produtividade e elimina controles manuais ineficazes.

5. Redução de erros: o ERP facilita a visibilidade do fluxo de processos dentro da empresa e mantém o histórico de suas ocorrências. Estas informações ajudam os usuários a identificarem as ações a serem tomadas, assim como a planejar melhor os recursos necessários para seu cumprimento.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site