4 benefícios da automação de processos para pequenas empresas

Você já deve ter se surpreendido ao comprar em um food truck e perceber que um sistema de registro de pedidos é utilizado para o atendimento. Se até mesmo bancas de rua podem automatizar processos, sua empresa também precisa considerar os benefícios que essas ferramentas de gestão têm a oferecer. Definitivamente, ERPs – sistemas integrados de gestão – não são apenas para grandes organizações. Seu negócio, por menor que seja, tem procedimentos e processos que podem (e devem) ser otimizados com uma ferramenta adequada às suas necessidades.

Ainda não tem certeza de que sua empresa precisa de um ERP? Então confira essa lista com os 4 principais benefícios da automação de processos para pequenas empresas:

1. Controle de estoque simplificado

Se você tem um estoque em sua empresa, sabe da importância de gerenciá-lo, especialmente se a variedade de produtos ou matérias-primas for grande. As entradas e as saídas precisam ser registradas e fazer isso manualmente demanda um tempo de que nem sempre você dispõe e, o pior, ainda existe risco de erros de lançamento ocorram, certo?

Em uma situação como essa, a automação de processos é vantajosa: a organização do seu estoque se torna totalmente automatizada, com todos os detalhes do balanço e do inventário disponíveis em um único lugar facilmente acessível.

2. Fluxo de caixa fácil

A saúde financeira do seu negócio está diretamente ligada ao controle que você faz do quanto entra e do quanto sai do caixa da empresa. Receitas e despesas devem estar equilibradas ou seu negócio pode afundar em pouco tempo.

Com a automação, o controle do fluxo de caixa fica mais fácil e rápido, diferente do registro manual em planilhas ou em papel. É possível criar uma classificação de origem dos produtos, que te ajuda a saber exatamente de onde saem as suas receitas e o que gera mais gastos, por exemplo. Dessa forma, você também consegue se antecipar quanto às necessidades futuras da sua empresa, evitando surpresas com gastos que não estavam previstos e fazendo um planejamento financeiro adequado.

3. Procedimentos fiscais seguros e corretos

Na sua empresa, a emissão de notas fiscais é um problema? O tempo gasto com essa atividade é maior do que o que você tem disponível? Então, a automação de processos também pode ser bem-vinda para resolver essa questão.

Manter seu negócio em dia com a legislação não é uma tarefa fácil porque envolve inúmeras regras que exigem certo conhecimento. A automação permite um controle fiscal para a prestação de contas de maneira segura e correta. Assim, além de evitar erros, você ganha agilidade ao emitir notas fiscais com dados já cadastrados, sem precisar digitar os dados novamente.

4. Otimização de tempo nas atividades

Você reparou que, em todos os benefícios que citamos, a otimização do tempo está presente? É porque essa é uma das grandes vantagens da automação de processos. Com atividades automatizadas, você e seus funcionários ganham mais tempo para se dedicarem a outras tarefas e não apenas às operacionais e administrativas.

Viu o quanto a automação de processos pode ser útil na sua empresa? Se você ainda tem dúvidas se é hora de implantar um ERP, confira esse whitepaper. Nele, trazemos informações detalhadas para sanar suas dúvidas.

Baixar whitepaper agora: “5 indícios de que é hora de implantar um ERP em sua pequena empresa”

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site