Como o ERP pode aumentar o ROI dos negócios

Fonte: Shutterstock

Pesquisas recentes comprovam que instituições que utilizam um ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e operam em alta performance, chegam a 35% de crescimento anual. É sabido também que uma melhora na inteligência de dados pode resultar em um aumento anual de até 2,2% na receita.

Considerando que ROI (Retorno Sobre Investimento) é uma maneira de medir os lucros do negócio, leia a seguir como um ERP pode aumentar o ROI dos negócios.

01 – Em primeiro lugar, é importante frisar que os resultados do investimento em um ERP não acontecem como mágica de uma hora para outra. É preciso um tempo para começar a perceber seus resultados mais tangíveis.

02 – Para que os resultados da implantação de um ERP possam ser mensurados, e surtam efeitos no ROI de uma empresa, é preciso acompanhar por um determinado período, inclusive considerando o investimento da implementação do sistema de gestão e das melhorias que foram feitas no negócio.

03 – O ERP é uma forma de otimizar as tarefas de uma empresa, propiciando melhor produtividade, facilitando a comunicação entre os diferentes setores da empresa e, consequentemente, levando às melhores tomadas de decisão que colaboram diretamente para aumentar o ROI da organização.

04 – O sistema ERP introduz um formato de controle integrado para as empresas, da aquisição às vendas e ao controle das finanças. É uma solução de gerenciamento simples, rápida e flexível, com ferramentas necessárias para o crescimento sustentável dos negócios.

05 – A automação de fluxo de trabalho e a funcionalidade de alertas aumentam a produtividade, incentivando os usuários a aderir às políticas e acelerar processos.

06  – A documentação e a funcionalidade de colaboração aumentam a eficiência e a cooperação pela integração de fluxos de trabalho em uma biblioteca simples, coerente e pesquisável.

07 – Basicamente, o ERP é uma medida que traz praticidade, agrega agilidade e economia de tempo em uma empresa com atividades burocráticas. No cálculo do ROI, que nada mais é do que uma maneira de quantificar o crescimento de uma empresa, essa otimização cai como uma luva pois facilita procedimentos mais complexos.

08 – O uso do ERP precisa estar alinhado à estratégia de negócio a fim de que se possa fornecer um ROI de valor considerável.

09 – É preciso avaliar se o uso do ERP realmente está conectado a como a empresa deseja atingir os seus objetivos.

10 – É importante considerar que a implantação do ERP não resolve todos os problemas de gestão do negócio. Para que o ERP possa efetivamente contribuir para os resultados do negócio, a empresa pecisa estar preparada para absorver, implantar, monitorar e tomar decisões com base nessa nova tecnologia. Assim os resultados virão e então o ROI será progressivamente maior.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

Gire seu smartphone para visualizar o site