Nota Fiscal eletrônica passa a ser obrigatória a partir desta 6ª

*Por Fábio Túlio CEO da Jiva Gestão Empresarial

Nesta sexta-feira, 1° de outubro, 249 novos segmentos passam a ser obrigados a emitir Nota Fiscal eletrônica (NFe).

 

Entre eles estão os fabricantes de roupas, calçados, de produtos alimentícios, editoras e várias outras atividades econômicas. Se o cronograma for cumprido, o próximo e último grupo terá até 1º de dezembro para dar início à emissão do documento eletrônico.

O processo de migração para a NFe teve início em 2008. Este ano, um grupo de contribuintes já teve que adequar-se em abril e outro em julho, de acordo com a CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

O objetivo da obrigatoriedade é substituir a nota de papel modelos 1 ou 1-A, permitindo que a Receita Federal e as Secretarias das Fazendas Estaduais acompanhem, em tempo real, todas as transações comerciais das companhias brasileiras.

O diretor executivo da JIVA, Fábio Túlio Felippe destaca que a adoção da Nota Fiscal eletrônica traz benefícios também para o contribuinte, uma vez que, ao optar por um sistema de gestão, ele levará um significativo desenvolvimento para a empresa, ganhará maior assertividade nas decisões, terá melhoria no controle tributário pelo cruzamento de dados contábeis e fiscais, além de simplificação e rapidez nos processos internos, integrando áreas, como por exemplo, vendas, compras, estoque, entre outras. “O processo eletrônico, em suma, vai reduzir custos e aumentar a lucratividade, oferecendo informações com simplicidade”, reforça.

A Jiva é especialista em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Nossas soluções atuam desde a realização de um diagnóstico sem custo para mensurar o nível de maturidade da gestão das empresas, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

Gire seu smartphone para visualizar o site