Nota Fiscal Eletrônica – Facilidade para você e para o seu cliente

*Por Fábio Túlio CEO da Jiva Gestão Empresarial

Governo intensifica fiscalização e empresas sem NFe devem pagar multas. Implementação da solução é simples e gera benefícios ao empresariado. Mais informações, fale com a JIVA: www.jiva.com.br. Se não quiserem arcar com enormes prejuízos financeiros, empresas devem se adequar à Lei que exige a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), envolvendo Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Fiscal e Escrituração Contábil.

O governo está fechando o cerco e o resultado disso é a crescente necessidade de organização dos empresários para se adequarem ao sistema e enviar as informações de forma correta ao Fisco. O envio divergente do exigido pela Receita Federal ou de qualquer outra base de dados do governo resultará na rejeição da nota e na não emissão do documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe).

A saída, portanto, é organizar a operação da empresa por meio de um sistema integrado de gestão, sendo que, para atender às estas exigências, é importante que o software seja desenvolvido com SPED nativo. Desta forma, as empresas que têm volume considerável de documentos permanecem com as informações em seu banco de dados, ganhando em agilidade e evitando retrabalhos.

Fábio Túlio Felippe, diretor executivo da Jiva Gestão Empresarial, ressalta que, além de possibilitar a desburocratização nas relações do contribuinte com o Fisco, a opção por uma solução completa em gestão culmina num significativo desenvolvimento para a empresa, que ganhará maior agilidade nos processos, maior integridade e segurança na circulação de informações, melhoria no controle tributário pelo cruzamento de dados contábeis e fiscais com auditoria eletrônica, além de simplificação nos processos internos, como por exemplo, das áreas de vendas, compras, estoque, entre outras.

Nota Fiscal Eletrônica: O projeto tem como objetivo a alteração da emissão da nota fiscal em papel por nota fiscal unicamente eletrônica. Com isso, somente existirá o Danfe – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica.

SPED Fiscal: O SPED Fiscal é realizado por meio da Escrituração Fiscal Digital (EFD), que se constitui em um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

SPED Contábil: A Escrituração Contábil Digital (ECD) visa a substituição dos livros de escrituração mercantil pelos equivalentes digitais. Os livros, “Diário e Razão”, são gerados a partir de um mesmo conjunto de informações digitais. Esta solução abrange os fiscos federal, estaduais, futuramente municipais, DNRC, CFC, Banco Central, SUSEP, CVM e contribuintes que vão fornecer informações para a composição de base de dados.

A Jiva é especialista em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Nossas soluções atuam desde a realização de um diagnóstico sem custo para mensurar o nível de maturidade da gestão das empresas, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site