Como conseguir capital de giro com 7 dicas

O capital de giro é um dos conceitos mais importantes quando se trata de gestão. Afinal, trata-se de uma reserva de capital que possui a quantia necessária para manter a empresa em funcionamento. Por isso, saber como conseguir capital de giro e otimizá-lo é uma preocupação comum a todos os empreendedores.

Por quantia necessária para manter os operações da empresa, entende-se o custo fixo que cobre os gastos periódicos do empreendimento. Salários, tributos, gastos com manutenção e infraestrutura, por exemplo, são alguns dos valores que devem ser cobertos com o capital de giro.

Mas como conseguir capital de giro?

Você já sabe o quanto possuir um capital de giro sólido é essencial para sua organização, certo? Então é hora de saber como conseguir capital de giro com 7 dicas.

1. Utilize com frequência o relatório de fluxo de caixa

O fluxo de caixa, basicamente, refere-se à projeção de entradas e saídas em um determinado período. Utilizar esse relatório te auxilia a se preparar para o cumrpimento de obrigações a pagar e receber, o que te dá mais tempo para preparar/aproveitar o capital de giro do seu empreendimento.

2. Utilize KPIs de capital de giro

KPIs são, em tradução literal, indicadores-chave de performance. Eles servem, como o próprio nome diz, para indicar o desempenho de determinado processo em sua empresa.

Em relação ao capital de giro, é preciso que você analise o seu desempenho em todo o negócio, até o nível operacional. Isso pode ser feito através da gestão de caixa.

3. Tenha um processo de compras eficiente

Torne o seu processo de compras mais centralizado. Procure lidar com fornecedores mais estratégicos,com os quais você possa negociar melhores condições de pagamento.

Grandes empresas, normalmente, consolidam a maior parte de suas encomendas com um grupo seleto de fornecedores primários, mantendo alguns outros como fontes alternativas para o caso de imprevistos. Essa prática também pode funcionar para pequenos negócios.

4. Faça controle de estoque de forma eficiente

Para otimizar seu capital de giro, é fundamental que você faça controle de estoque de uma maneira eficaz. Procure garantir que seu estoque não seja uma fonte de prejuízos, regulando o número de mercadorias nele de acordo com a necessidade real do seu negócio.

Analise regularmente suas vendas e receitas provenientes de cada produto individual para saber como otimizar a gestão do seu estoque. Assim, você saberá sempre quais mercadorias te dão mais lucro, quais devem ser repostas no estoque, quais você pode comprar em menor quantidade da próxima vez, etc..

5. Cuide bem do seu controle de caixa

Reveja periodicamente suas políticas de caixa. Registrar todas as movimentações financeiras de entradas e saídas é fundamental para que você consiga analisar as condições de negócios externas e suas capacidades de desempenho, que variam muito.

Por isso, rever periodicamente seus relatórios de controle de caixa é importante para atualizar políticas de condução de caixa e de capital de giro.

6. Reavalie seu modelo de negócio

Esse é um passo ousado, mas importante. Pense e reavalie o seu modelo de negócio para atualizá-lo em relação a termos de contrato com o cliente, terceirização de processos de negócio, alienações ou aquisições ou até mesmo uma nova parceria.

7. Invista na automação de relatórios de desempenho do capital de giro

A automação de processos é uma mão na roda para pequenos empreendedores. Ao investir em sistemas que automatizem o relatório de desempenho do capital de giro, você deixa de despender muitas horas na construção de relatórios e ganha tempo para avaliá-los e se aprofundar nas informações.

Tudo isso te ajuda a se concentrar na estratégia do seu empreendimento e contribuir para seu crescimento.

Conclusão

Todas essas dicas vão te ajudar a otimizar o seu capital de giro e, consequentemente, gerenciar melhor o seu negócio.

Agora que você já sabe como conseguir capital de giro, que tal saber mais sobre como a automação de processos pode ser um diferencial em sua pequena empresa? Para isso, te indicamos a leitura do e-book “Automação de processos para pequenas empresas desmistificada“. Nele, falamos sobre tudo o que você precisa saber sobre automação no contexto de pequenos negócios.

Ir para e-book agora: “Automação de processos para pequenas empresas desmistificada”

Gire seu smartphone para visualizar o site