10 estratégias de gestão para reduzir custos

Fonte: Shutterstock

Em tempos de crise econômica, a redução de custos passou a ser a “palavra de ordem” na grande maioria das empresas, não importando sua dimensão. É possível à empresa melhorar sua margem de lucro e competitividade, com ações simples, que podem ser implementadas facilmente, apenas identificando procedimentos rentáveis já existentes e otimizando outros.

Veja a seguir dez estratégias de gestão mais comuns para reduzir custos.

01 – Não tenha medo de olhar para todos os aspectos do seu negócio, não apenas os custos de materiais, mas também, os de processos.

02 – Aumentar a eficiência é tão importante quanto reduzir seus custos de base. Se um processo já foi implementado há mais de um ano e não trouxe resultados, descarte-o.

03 – Inclua toda a empresa no plano de redução de custos, desde o planejamento à execução. Incluir todos os seus colaboradores no processo aumentará a motivação e o empenho na execução do plano, permitindo ainda criar projetos de redução de custos por departamento.

04 – Defina metas na construção do seu plano de redução de custos. Ao definir objetivos será mais simples para todos os colaboradores perceberem se estão atingindo os níveis desejados, aumentando o foco da empresa nos resultados.

05 – O plano de redução de custos deve ser adaptável à realidade da empresa, e não pode diminuir os lucros de tal maneira que essa redução de custos deixe de fazer sentido. Com isto, deve-se prezar a manutenção da qualidade do serviço prestado.

06 – Certifique-se de que você pode quantificar o impacto em seus custos de todas estas iniciativas e relate os resultados conquistados. A melhor abordagem é quantificar a redução para cada iniciativa no exercício em curso e, em seguida, nos próximos dois anos.

07 – Diminua a complexidade dos seus processos. Agilizar os processos da empresa e aumentar a mobilidade dos colaboradores, otimizará o tempo de trabalho, aumentando dessa forma a sua disponibilidade para realizar tarefas mais relevantes.

08 – Automatize seus processos-chave. Soluções de gestão como sistemas ERPs podem ser grandes aliados.

09 – Compartilhe os resultados e números de uma maneira honesta e verdadeira. Isto irá desenvolver um maior sentido de propriedade do desempenho da empresa. Ao fazer isso você irá incorporar esta filosofia de gerenciamento de custos em seu negócio.

10 – Por fim, lembre-se: a redução de custos, não obstante a qualidade do seu serviço ou produto, deve ser um processo permanente na sua empresa.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site