Disciplina e Inovação: os grandes aliados do sucesso de uma rede de franquias

Fonte: Google imagens

*Por Fábio Túlio CEO da Jiva Gestão Empresarial

Manter a disciplina sem impedir a inovação. Este é, em minha opinião, um dos diferenciais a ser alcançado para o sucesso de uma rede de franquias. A disciplina é necessária para se manter a coesão, para garantir que aquele modelo já testado e aprovado seja seguido, reduzindo erros e retrabalho. Contudo, é preciso cuidado para não fazer das regras uma barreira à inovação.

As observações de quem está na ponta, vivenciando a rotina do negócio, são valiosas. É importante, então, que os franqueadores tenham abertura para ouvir as experiências do franqueado, suas sugestões e, quando conveniente, lapidá-las e multiplicá-las. A intenção é aprimorar processos e políticas com base na opinião de quem tem total sintonia com as diretrizes da marca, ou seja, do franqueado que assimilou e aplica o modelo proposto.Somente após seguir as diretrizes que lhe foram passadas, um franqueado tem condições reais de avaliar sua eficácia. É preciso lembrar que regras e processos são definidos com base em conhecimento acumulado, vêm da lapidação, do aperfeiçoamento ocorrido ao longo do tempo. Não aplicá-los seria como evitar um atalho. O mais racional é tirar proveito do que já foi testado para, posteriormente, ter condições de opinar.

Neste sentido, o franqueado que domina e aplica o modelo multiplicado pela franqueadora comprova a sua eficácia e experimenta novas situações a cada dia e desta forma tem condições de sugerir melhorias. Fomentando a liberdade para inovar, o franqueador pode interagir com a rede, acolhendo, testando, validando e uniformizando inovações que agreguem valor ao negócio, criando assim, um poderoso círculo virtuoso evolutivo.

A Jiva é especialista em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Nossas soluções atuam desde a realização de um diagnóstico sem custo para mensurar o nível de maturidade da gestão das empresas, o compartilhamento das melhores práticas em processos, a implantação do sistema integrado de gestão empresarial – ERP, até o acompanhamento evolutivo dessa gestão, garantindo que os benefícios sejam usufruídos e se consolidem na cultura dos clientes.

Gire seu smartphone para visualizar o site