Vendas de Natal: prepare o seu varejo para a melhor data comercial do ano

O Natal se aproxima e com ele a possibilidade de vender muito. Trata-se da melhor data comercial do ano e, para aproveitar essa oportunidade, o seu varejo precisa estar preparado. É claro que essa época por si só já é vantajosa. Nesse período, os clientes estão mais propensos a novas compras e o desejo de presentear familiares e amigos facilita as vendas de Natal, mas elas também dependem da atuação ativa da sua empresa para acontecerem.

Como esse é um período bastante atribulado, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a preparar o seu varejo para as vendas de Natal.

Como preparar o seu varejo para as vendas de Natal?

Invista em atendimento de qualidade

Um dos principais problemas que acontecem nessa época de vendas de Natal é a “correria”. É comum ver estabelecimentos com o mesmo número de vendedores que no resto do ano, enquanto o movimento da loja chega até a triplicar.

Para garantir boas vendas de Natal, é preciso atender bem o cliente e conseguir ouvir o que ele deseja comprar. Ou seja, para isso, você precisa investir em uma equipe maior e em treinamento para os vendedores.

A equipe de vendas deve estar preparada para receber os clientes com atenção e mostrar o mix de produtos da loja. É importante pensar na estratégia de que é mais vantajoso aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo.

Ofereça promoções

Suas vendas de Natal podem ultrapassar as expectativas se você oferecer promoções. Essa data é propícia para combos do tipo “compre um e ganhe outro”, por exemplo. Você também pode oferecer kits prontos, já com embalagem de presente.

Outra possibilidade de promoção é oferecer descontos progressivos. Por exemplo, 10% de desconto para compra de um produto, 20% para compra de dois produtos e 30% para compra de três produtos. Dessa forma, você estimula o cliente a comprar mais, utilizando gatilhos mentais ao mostrar a chance que ele tem de economizar.

Sempre que possível, ofereça também algo de presente ou brinde. Os clientes que compram para presentear vão adorar ser presenteados e terão mais empatia com a sua loja. Isso resulta em relacionamento de longo prazo.

Mas, lembre-se: antes de definir qualquer tipo de promoção, é fundamental analisar os dados da sua empresa. Por exemplo, quais produtos têm mais e menos saída, de quais produtos você pode diminuir o preço, como está o seu estoque etc.

Facilite a forma de pagamento

Uma das melhores maneiras de garantir mais vendas de Natal é disponibilizar diversas formas de pagamentos, sempre considerando aquelas que atraem mais os clientes. Você pode oferecer, por exemplo, a possibilidade de parcelar em mais vezes sem juros.

Essa tática funciona pelo seguinte: se o cliente tem condição de comprar um presente de R$ 100,00, ele também pode gastar R$ 600,00 divididos em seis vezes, o que seriam os mesmos R$ 100,00 por mês. E, dessa forma, o cliente ainda teria mais vantagens, se a sua loja oferecer o desconto progressivo. Ou seja, ótimos argumentos para convencer o cliente de comprar mais!

Compreenda os gatilhos mentais que ativam a necessidade de compra do seu cliente e tenha mais chances de aumentar as vendas de Natal e o lucro da sua empresa. Mas sempre considere o histórico de anos anteriores para tomar qualquer decisão. Consulte o sistema de gestão da sua empresa e verifique a possibilidade de oferecer essas formas de pagamento diferenciadas para o Natal.

Aposte em atrações para a loja

Investir na decoração da sua loja é um ótimo atrativo para as vendas de Natal. Tudo o que é novidade desperta a curiosidade dos clientes. Então, se você tem uma decoração chamativa, certamente isso fará com que ele queira entrar na sua loja.

Além da decoração natalina, você também pode apostar em outras atrações, conforme o segmento da sua empresa. Por exemplo, seu público teria interesse em música ao vivo? Em um Papai Noel recebendo os clientes? Essas seriam outras maneiras de atraí-lo para a loja.

Outro ponto para o qual você precisa dar atenção é quanto à experiência de compras que o cliente terá dentro da sua loja. Use aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento para que os seus clientes sintam-se bem e, consequentemente, estejam mais propensos a comprar.

Cuide também da organização da loja. Observe o comportamento do seu cliente e disponha produtos complementares próximos uns dos outros. Por exemplo, ao lado do local para experimentar sapatos, coloque meias, carteiras e cintos. Isso estimula o cliente a levar outros produtos também.

Trabalhe o pós-venda

Uma das melhores maneiras de aumentar as vendas de Natal é vender para quem já é seu cliente e já conhece a sua empresa. Para isso, é claro, você precisa ter os dados dos seus clientes.

Tenha um cadastro com nome, telefone e e-mail, além de informações como os produtos que eles costumam comprar mais. Para organizar e armazenar esses dados, é fundamental contar com um sistema de gestão.

Mantenha contato, seja por telefone, e-mail ou WhatsApp, e convide-os para conhecer as novidades da loja, instigando-os sobre o que a sua empresa está preparando para o Natal. Essa é a melhor forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras.

Conclusão

O Natal está associado a presentear, ou seja, uma oportunidade sem igual para você vender mais. Com o recebimento do 13º salário, um estímulo extra para ir às compras, as pessoas estão dispostas a gastar mais no mês de dezembro.

Mas, para driblar a concorrência, você precisa ter diferenciais. O principal deles é o conhecimento que você tem sobre o seu próprio negócio e sobre o mercado. A autoanálise é uma das melhores maneiras de sair na frente nas vendas.

Estude as vendas do ano anterior, consulte as informações do seu histórico, compare os resultados, planeje! Alcançar metas é muito bom, mas saber para onde está indo, como está indo e por que está indo é fundamental para um crescimento contínuo da sua empresa. Uma das formas de conseguir isso é por meio da automação de processos.

Temos um material gratuito que mostra quais são os principais benefícios que a automação de processos pode trazer para sua gestão. Com ele, você entende a importância de ter processos claros dentro da sua empresa, como a tecnologia é importante para o apoio da sua gestão e quais são os indicadores-chave do seu negócio.

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