O ERP é fundamental, mas não é suficiente para garantir o sucesso e a evolução da gestão da empresa

*Por Fábio Túlio CEO da Jiva Gestão Empresarial

A importância de se contar com a tecnologia de um sistema integrado de gestão empresarial (ou ERP) para apoiar a gestão é inegável. Independente do porte da empresa, processos integrados, informações centralizadas e automação de tarefas são um grande diferencial e, por vezes, fatores fundamentais para manter o negócio competitivo no mercado.

Mas você já deve ter comprado um ERP confiante de que ele seria uma solução milagrosa capaz de salvar a gestão do seu negócio.

Infelizmente não é bem assim. Contar apenas com um ERP para otimizar a gestão do negócio é um erro grave.

Por que o ERP não é a única solução para melhorar a gestão do seu negócio

Como já foi dito acima: contar com um ERP é imprescindível para se ter uma boa gestão. No entanto, a boa gestão empresarial baseia-se em um tripé igualmente importante: pessoas, processos e tecnologia.

Dentro desse tripé, a tecnologia é apenas um dos pilares da boa gestão. Isso quer dizer que ela é fundamental para a saúde de um negócio, mas não consegue sustentá-lo sozinha. Afinal, do que adianta contar com o melhor ERP se a sua equipe não estiver capacitada para utilizá-lo ou, ainda, se os processos internos da sua empresa não forem claros?

É por isso que, mais do que um ERP, você precisa investir nos outros dois pilares da boa gestão: pessoas e processos.

1. Capacitação de pessoas

Investir na capacitação de equipes é, muitas vezes, algo ignorado por gestores de pequenos negócios. Mas isso é um grande erro.

Ter uma equipe capacitada é, sem sombras de dúvidas, fundamental para o crescimento de qualquer negócio.

Um time capacitado consegue executar tarefas com mais rapidez e menos erros. Mais do que isso, pessoas capacitadas conseguem utilizar o máximo potencial das tecnologias disponíveis e aplicar as melhores práticas nos processos que realizam diariamente.

2. Melhores práticas aplicadas a processos

Não adianta investir em pessoas e tecnologias e não possuir processos claros e organizados. Para definir os processos em sua empresa, é importante conhecer as melhores práticas de gestão utilizadas no mercado e aplicá-las no cotidiano do seu negócio.

Isso quer dizer que você, enquanto gestor, e a sua equipe precisam conhecer as melhores práticas do seu mercado para a realização dos processos de compras, estocagem, vendas, financeiro etc.

Conhecendo essas melhores práticas, você consegue otimizar o tempo de realização dessas atividades, automatizar o que for possível com o apoio da tecnologia e investir tempo em outras tarefas gerenciais e de planejamento.

A boa gestão depende do investimento em pessoas, processos e tecnologia

A boa gestão não pode ser dissociada de nenhum dos três fatores citados acima.

Investir em pessoas é fundamental para capacitá-las no uso das tecnologias e também na aplicação das melhores práticas.

Ter clareza e definição de processos é essencial para a automação e também para a organização do trabalho da sua equipe.

E, por fim, investir em tecnologia que dê o apoio necessário para a aplicação das melhores práticas em processos é, também, uma melhor prática de gestão.

É por isso que afirmamos que um ERP não é a solução milagrosa que irá resolver seus problemas de gestão. Nem mesmo o sistema de gestão mais completo substitui pessoas capacitadas e melhores práticas em processos aplicadas na prática.

Não existe solução milagrosa quando se trata de gestão, mas sim, melhores práticas que levam seu negócio ao sucesso.

Você deve saber que não adianta investir em um único pilar do tripé de melhoria da gestão, porque os resultados não irão aparecer assim.

A solução certa para sua empresa

A solução certa para sua empresa é aquela que agrega pessoas, processos e tecnologia. No mercado de ERP para pequenas empresas, só a Jiva faz isso.

Com doze anos de mercado, a solução da Jiva é muito mais do que um ERP. Oferecemos também o compartilhamento das melhores práticas de gestão e, ainda, a formação e capacitação de toda equipe para o uso do nosso ERP e em conceitos da Administração.

Além disso, nosso ERP foi criado para atender especialmente às necessidades de pequenas empresas.

Quer saber mais sobre nós? Agende uma visita com um de nossos consultores e conheça o jeito Jiva de trabalhar.

Agendar visita agora

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site