Desempenho de vendas: como fazê-lo no sistema de gestão da Jiva

Já falamos aqui sobre a importância de analisar o desempenho de vendas. Essa análise permite conhecer quais produtos trazem mais lucro para sua empresa, quais estão trazendo prejuízo e sobre quais pode ser aplicado algum desconto.

Além disso, ter  indicadores confiáveis sobre o desempenho de vendas te auxilia a avaliar o trabalho de cada vendedor, a verificar se as metas estão ou não sendo alcançadas/superadas e a otimizar seu processo de compras, considerando o giro dos produtos.

Mas, fazer essa análise sem um sistema de gestão pode ser complicado. Por isso, a melhor maneira de fazê-lo é contando com um ERP (sistema de gestão integrada) parametrizável às suas necessidades.

A Solução Jiva oferece, além de capacitação de pessoal e consultoria sobre as melhores práticas do mercado, um sistema de gestão empresarial que integra todos os setores da empresa e que analisa, de maneira automática, o desempenho de vendas.

Como analisar o desempenho de vendas com a Solução Jiva?

Dentro do Gerente On-line do sistema de gestão da Jiva, existe a opção "Desempenho de Produtos". Por meio dela, é possível analisar individualmente o desempenho de cada produto da sua empresa.

Veja as funcionalidades de cada aba da ferramenta:

1. Ranking de produtos

Por meio da ferramenta de análise de desempenho de vendas do sistema de gestão da Jiva, é possível fazer um ranking dos produtos mais importantes para a empresa, nos seguintes quesitos:

  • Faturamento
  • Lucro
  • Quantidade comprada

Você pode também ordenar os resultados do maior para o menor ou vice-versa. Além de produtos, é possível analisar outras categorias, como marcas, grupos de produtos, vendedores, perfil de cliente e fornecedores.

2. Giro de produtos

O sistema ainda permite que você avalie o giro de estoque de todos os produtos da sua empresa, com base nas movimentações: entradas, saídas, devoluções de compras e vendas e faturamento. Assim como o ranking, é possível fazer essa análise por  grupo de produtos, de marcas e de fornecedores preferenciais de cada item.

A ferramenta também estratifica até mesmo a relação das notas que registram essas movimentações.

3. Vendas

Na aba "Vendas", você pode ver toda a relação de receita, custos e lucro de um dado período. São exibidos dois quadrantes, o primeiro traz as informações de vendedor, produto, grupo de produto, marca e fornecedor preferencial. O segundo exibe dados do primeiro quadrante sobre parceiro, parceiro matriz, grupo econômico, tipo de operação, subtipo de negociação, UF, cidade e empresa.

Assim, é possível analisar informações como percentual de vendas, lucro de cada vendedor por região e produtos que mais tiveram vendas em cada cidade.

4. Compras

A aba de "Compras" detalha as mesmas informações que a aba de vendas, o que possibilita a análise de grupos de produtos mais adquiridos por parceiros, marcas mais compradas, de quais estados a sua empresa mais compra etc.

5. Perfil/mix

Nesta opção é possível verificar todas as informações referentes a margem de contribuição, lucro, custo da mercadoria vendida (CMV), faturamento por perfil do parceiro e grupo econômico. Nessa aba, é possível avaliar o percentual de vendas nas diferentes marcas cadastradas nos produtos.

Quer ter essa facilidade no cotidiano da sua empresa?

Solicite uma visita. Te apresentamos um diagnóstico completo da sua empresa e oferecemos a melhor solução para a evolução dela. 

Experimente a Jiva
 

Gire seu smartphone para visualizar o site