Como administrar uma empresa: 4 práticas para uma boa administração dos negócios

Antes de saber como administrar uma empresa, você precisa saber qual é a importância da boa administração de negócios.

A administração tem um papel importante em qualquer atividade, afinal, ela é a principal responsável pelo bom andamento de todo o negócio. Sem práticas padronizadas, rotinas administrativas organizadas e pessoal preparado, qualquer empresa tende ao fracasso. Por isso, é importante investir no aprimoramento da gestão e na melhoria geral da administração de cada setor do negócio.

Mas como administrar uma empresa?

Essa é uma questão muito comum a empreendedores, especialmente os que são novos no ramo e estão começando a perceber o quanto é complicado gerir uma pequena empresa. Os desafios são diários e é claro que cada negócio possui suas especificidades, mas existem diretrizes gerais de administração de negócios que podem te ajudar a organizar sua gestão.

Neste artigo, separamos 4 dessas diretrizes que garantem uma boa administração dos negócios. Com elas, você poderá administrar sua empresa de maneira mais eficaz, simples e otimizada:

  1. Faça gestão de pessoas
  2. Seja um gestor presente
  3. Tenha um plano de negócios
  4. Invista em tecnologia

1. Faça gestão de pessoas

A gestão de pessoas é fundamental para o bom andamento de qualquer empreendimento. Para fazê-la, você precisa, antes de tudo, conhecer bem a sua equipe – seus defeitos e diferenciais. Assim, você consegue colocar as pessoas certas no lugar certo, empregando as melhores pessoas para produzirem os melhores resultados.

Também é importante gerenciar individualmente cada membro do seu time, porque cada pessoa possui necessidades, estilos, pontos fortes e fracos diferentes. Quando você realiza a microgerência do seu pessoal, você consegue obter o melhor de cada um.

Realizando essas práticas, você terá uma equipe eficaz e produtiva. Mas, para aumentar ainda mais a capacidade dela, é necessário que você deixe seu time ganhar autonomia e responsabilidade. Por isso, deixe que ele adquira progressivamente mais autonomia e controle do trabalho e rotina de suas atividades na empresa.

2. Seja um gestor presente

A principal habilidade de um bom administrador é estar próximo de seu time. Por isso, por mais que sua equipe seja confiável e que tenha autonomia para executar suas atividades, você enquanto gestor deve estar sempre disponível para sua equipe.

Por isso, inverta a perspectiva, ajude sua equipe. Pergunte como você pode oferecer auxílio, apoio e capacitação. Seja sempre claro sobre suas expectativas, padrões, limites, critérios de sucesso e responsabilidades de cada um.

Estar próximo da equipe pode até te custar mais tempo, mas com certeza irá poupar horas de esforço mais tarde. Mas, o principal benefício de ser um gestor presente é a otimização de resultados.

3. Tenha um plano de negócios

Ter um plano de negócios deveria ser obrigatório para todo empreendimento. No entanto, no mercado de pequenas empresas, o plano de negócios pode ser, ainda, um grande diferencial. Então não deixe de investir em um, mesmo que seja de curto prazo.

O plano de negócios serve para te orientar na busca de informações sobre o seu mercado, seus produtos e/ou serviços, clientela, concorrência, fornecedores e, principalmente, sobre a viabilidade ou não do negócio.

Para criar um plano de negócios, você deve, primeiramente, analisar o mercado. Conhecer seus concorrentes nessa etapa é fundamental para identificar os líderes do mercado e utilizá-los como um exemplo para guiar o aprimoramento de sua gestão.

Dê uma atenção especial à identificação do seu público-alvo e seu comportamento, porque isso será muito importante para que você defina como seu produto será visto pelos seus clientes.

Os planos operacionais e financeiros também devem ser realizados com muita atenção, de maneira detalhada, para que grandes imprevistos não travem a expansão de sua empresa.

4. Invista em tecnologia

Não importa qual o tamanho do seu negócio: o investimento em tecnologia é o que realmente manda no mercado atualmente. Por isso, saiba como tirar proveito das facilidades oferecidas pelos avanços tecnológicos para otimizar sua produtividade e margens de lucro.

Conheça quais soluções são utilizadas pelo seu mercado e quais são as que se adequam da melhor maneira possível ao seu orçamento e negócio. Lembre-se sempre que investir em tecnologia é sempre garantia de ROI.

Utilizar sistemas integrados de gestão e apostar na automação de processos é um caminho seguro para o crescimento do seu negócio.

Conclusão

Além dessas diretrizes gerais de como administrar uma empresa, você deve também conhecer quais são as melhores práticas para o seu segmento de negócio. Assim que você identificá-las, certifique-se de segui-las porque os líderes do mercado com certeza estão.

Agora que você já sabe como administrar uma empresa, que tal continuar aprendendo sobre a gestão de pequenas empresas? Conheça nossos conteúdos de apoio à gestão.

Quero aprender mais sobre gestão de pequenas empresas agora

Gire seu smartphone para visualizar o site