6 passos para monitorar a concorrência

Ter destaque no mercado é cada dia mais difícil. Mas uma coisa importante a se fazer para garantir o seu espaço é acompanhar de perto todos os passos dados pelos seus concorrentes, buscando informações quanto às estratégias adotadas por eles, aos preços praticados e aos produtos oferecidos.

Acompanhar a concorrência é uma excelente forma de se manter competitivo, aumentar vendas, identificar novas oportunidades e se sobressair diante das empresas do mesmo segmento. Para te ajudar no monitoramento das ações praticadas pela concorrência, elaboramos algumas dicas simples. Confira:

1. Definição dos produtos a serem acompanhados

Essa definição deve ser feita tendo como base os principais produtos oferecidos pela concorrência, isso é, os que vendem mais e aqueles que são constantemente divulgados na mídia.

2. Definição dos concorrentes a serem acompanhados

O concorrente ideal para que uma análise seja feita é aquele que atende especificamente o mesmo público-alvo do seu negócio. No caso de existirem muitos concorrentes, é preferível que sejam escolhidos os que representam maior risco à sua empresa, que geralmente são aqueles para os quais você está perdendo mais negociações.

3. Levantamento de dados (pesquisa)

O levantamento de dados para comparativos e análises pode ser feito por meio da observação de catálogos, notícias, mídias, sites das empresas, informações oriundas de diálogos com fornecedores e cliente, pesquisas e até mesmo por meio de visitas aos próprios concorrentes. Para definir qual será seu método, busque a maneira que vai trazer mais informações relevantes para a sua empresa.

4. Organização dos dados

Após o levantamento de dados, é importante manter o registro das informações coletadas, como produto pesquisado, maior e menor preço encontrado, média, forças e fraquezas notáveis da empresa concorrente, forma como essa empresa aborda o mercado, diferenciais estratégicos etc.

5. Análise dos dados

Agora, com todas as informações em mãos, é possível avaliar como está seu produto frente à concorrência e se as estratégias de posicionamento e preço praticadas pela sua empresa são competitivas. Abaixo, algumas das análises que podem ser feitas:

  • Identificação dos pontos fortes e fracos do negócio;
  • Realização de ações para alavancar as vendas;
  • Busca por fornecedores que oferecem menores preços;
  • Possibilidade de terceirização de atividades que não são core do negócio;
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços.

É importante que essa análise seja feita de forma recorrente. Assim, a sua empresa manterá um melhor posicionamento competitivo no mercado e oferecerá sempre bons serviços para seus clientes.

6. Precificação

Para uma precificação correta, é necessário observar três fatores: custos, cliente e concorrência. Portanto, não deixe de utilizar as fórmulas que consideram os gastos fixos e variáveis da empresa antes de formar seu preço de venda e a percepção de valor para o cliente. Os dados do acompanhamento da concorrência devem ser utilizados apenas como uma base estratégica para a precificação.

Não diminua seu preço a ponto de prejudicar a saúde financeira da empresa e impactar seu fluxo de caixa. Se você não consegue diminuir seus custos, ofereça outros fatores como diferencial para o seu cliente. Para isso, também é preciso conhecer a concorrência e definir qual diferencial poderá ser utilizado. A diferenciação pode trazer melhores resultados ao negócio por tirá-lo da guerra de preços.

Outra dica é abrir mão da margem de um produto para conseguir baixar seu preço com o objetivo de que este sirva de atrativo para levar o consumidor até a loja, encorajando-o a comprar também outros produtos (esses com margens adequadas) ou até mesmo a retornar à loja para novas compras.

Gostou das dicas? Para mais informações sobre precificação, leia o artigo “Vai cobrar quanto?” e aprenda a colocar o preço correto em seus produtos.

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