10 práticas de liderança para conquistar a confiança da equipe

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Se antes o papel das chefias era restrito apenas a delegar ordens, a situação mudou completamente. Hoje as empresas esperam muito mais dos seus líderes, pois eles podem ser agentes multiplicadores da cultura organizacional. Porém, antes de tudo, é necessário conquistar a confiança do time.

Veja dez práticas de liderança para o empreendedor conquistar a confiança da equipe:

 

01 – Seja transparente. Quando for necessário adotar uma mudança que envolva todos os membros da equipe, faça uma reunião e comunique a informação pessoalmente. Vale sempre mostrar quais são as condições financeiras da empresa e as metas que devem ser atingidas.

02 – Entregue o que prometeu. Faça de tudo para não quebrar promessas e seja franco sobre as possibilidades reais que tem a oferecer à sua equipe. É claro que nem sempre é possível entregar tudo. Caso não seja possível, lembre-se da primeira dica: seja transparente.

03 – Seja convincente. Quando apresentar uma proposta à sua equipe, apresente argumentos que a convençam que a atitude adotada trará resultados positivos a todos. Lembre-se que uma equipe só atinge metas, quando acredita que é possível alcançá-las, mesmo que sejam difíceis.

04 – Saiba escutar. Nas reuniões, além de comunicar informações, abra espaço para as pessoas tirarem dúvidas, apresentarem sugestões quando for o caso. Além de saber expressar suas ideias e apresentá-las, o líder precisa exercitar a prática de escutar.

05 – Dê sempre feedback. Feedback é uma ferramenta essencial a quem deseja ser líder. Nunca deixe a sua equipe sem retorno em relação a alguma solicitação apresentada individualmente ou coletivamente.

06 – Exercite a autocrítica. O feedback também é uma ferramenta importante para que você identifique quais seus pontos fortes e aqueles que precisam ser trabalhados. Esteja preparado a ouvir opiniões sobre seu próprio desempenho e mudar se necessário.

07 – Converse com a equipe. Se sua equipe ou um funcionário está dando sinais de uma performance abaixo do esperado pela organização, não deixe que o problema ganhe grandes proporções. Converse individualmente com cada colaborador.

08 – Valorize o trabalho duro. No fim do dia, é essencial valorizar o trabalho de quem se esforçou para entregar um bom resultado. Um “obrigado”, quando sincero e proferido no momento apropriado, pode fortalecer os laços entre chefe e funcionário.

09 – Invista na equipe. Uma boa alternativa é oferecer cursos para os empregados. Tal medida também demonstra que você se importa com o desenvolvimento pessoal e profissional de quem trabalha com você.

10 – Por fim, a liderança deve ser capaz de considerar e avaliar o desempenho do grupo como um todo, sua sinergia no dia a dia da empresa, a cooperação na execução dos projetos, bem como o trabalho em equipe nos momentos de crise.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

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