10 dicas para fortalecer a gestão da sua empresa

 

Fonte: Shutterstock

Início de ano é um momento importante para rever processos e traçar metas. Além disso, é uma excelente ocasião para se pensar nos erros do passado e planejar de forma bastante eficaz os objetivos para o futuro.

 

Veja dez dicas essenciais para fortalecer a gestão da sua empresa para 2016:

01. Entenda seus clientes: Não basta apenas ter informações de quem é o seu público-alvo. Também é importante entender o comportamento, os hábitos, as preferências e as rotinas de compra de quem você quer atingir. Com essas informações em mãos, é possível personalizar produtos ou serviços, conquistar os usuários e obter sucesso mais facilmente.

02. Seja um bom gestor administrativo: Ter experiência no ramo de atuação é importante, mas não é tudo. Sem conhecimento dos princípios básicos da administração, o empreendedor corre o risco de ver a sua empresa fracassar.

03. Tenha controle financeiro: Mantenha em dia os controles financeiros básicos, como caixa, bancos, contas a receber, contas a pagar. Soluções de gestão possuem ferramentas que podem auxiliar nesse controle financeiro, informando o que vence e o que deverá entrar no seu caixa. Dessa forma o empresário tem total controle da situação monetária e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.

04. Gerencie seu estoque: Todo empreendedor deve ter em mente que, se vender, precisa entregar. Por este motivo, é importante saber exatamente a quantidade de cada item disponível. Caso você trabalhe com mercadorias de curto prazo de validade, o controle deve ser ainda mais rigoroso.

05. Precifique de forma correta: Conheça todos os custos da empresa e as oportunidades de mercado para estabelecer corretamente o preço de venda do produto e/ou serviço.

06. Estabeleça uma meta de faturamento: Toda empresa precisa crescer, então colocar uma meta de faturamento é muito importante. Procure ser razoável e lembrar que todo crescimento requer investimento, e este precisa estar alinhado com os custos.

07. Se prepare: Analise sua empresa hoje e tenha uma visão de futuro (ninguém pode fazer isso por você).

08. Conheça a legislação: Se sua empresa é de pequeno porte, conheça a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e seus principais benefícios, que são exclusivos para os pequenos negócios.

09. Busque conhecimento: Esteja sempre aberto para aprender.

10. Busque evoluir seu negócio: Sempre é possível implantar uma melhoria, mesmo nos processos mais estruturados da sua empresa. Não se acomode jamais.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

Gire seu smartphone para visualizar o site