10 dicas de liderança que se aprende no dia a dia da empresa

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Quando o tema é liderança, a experiência diária, no contato direto do líder com a equipe de colaboradores, muitas vezes é a melhor professora para aquele que ocupa essa posição dentro da empresa.

Veja abaixo dez dicas de liderança que são aprendidas no dia a dia da empresa.

01 – A comunicação é essencial. Expresse suas ideias claramente, tendo certeza que sua equipe entendeu o que você está pedindo a eles.

02 – Dê liberdade para que a equipe expresse suas ideias também livremente. Os membros de uma equipe tendem a confiar mais em um líder com quem eles podem conversar de forma aberta.

03 – Seja transparente. Se sua equipe desconfia que você possa estar escondendo algo, ela provavelmente ficará insegura.

04 – Deixe claro em que parte do processo cada um está no momento, traçando um plano para ir em frente. Não tenha medo de dizer a verdade.

05 – Não esqueça suas responsabilidades. Um líder é capaz de influenciar a empresa em diversos aspectos, como a própria cultura e personalidade de uma companhia.

06 – Líderes autênticos entendem que eles são responsáveis por todos que estão subordinados a ele e consideram essa responsabilidade como a principal preocupação de sua posição.

07 – A liderança se dá pelo exemplo. Partilhe sua paixão pela empresa com os colaboradores. Se você quer que seus colaboradores sejam dedicados, seja o mais dedicado de todos.

08 – Se a questão é mostrar profissionalismo, trate de deixar isso bem claro em todas as suas atitudes, como por exemplo, na forma de se relacionar com cortesia com as pessoas que interagem com você, tanto pessoalmente, quanto on-line.

09 – Torne as reuniões produtivas. Evite distrações nas reuniões com os colaboradores que fujam do foco do assunto que está sendo tratado na ocasião. Se você confia na sua equipe não precisa entrar em todos os pormenores das ações e as reuniões podem ocorrer de maneira mais ágil.

10 – Olhe para o futuro. Expresse sua visão clara e positiva de futuro. Um líder com um plano é mais fácil de seguir. Quando toda a equipe tem em mente um objetivo comum, cada um pode fazer sua parte para a obtenção do resultado pretendido.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

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