10 dicas de como se tornar um bom empreendedor

Fonte: Shutterstock

Fundar um negócio e ser patrão de si mesmo pode ser mais complicado do que se imagina. Não basta apenas ter uma boa ideia, é preciso entender o mercado e manter-se sempre atualizado para que a empresa encontre todas as possibilidades de crescimento.

Leia a seguir dez dicas de como se tornar um bom empreendedor.

01 – Avalie se a ideia representa um modelo de negócios: existe um mercado potencial? É preciso entender antes de tudo a lógica que permeia o negócio. Nem sempre as melhores ideias irão se transformar em um negócio viável. Pesquise, modele, repense.

02 – Arriscar-se faz parte do ato de empreender. Entretanto, correr riscos é diferente de correr perigo. O empreendedor corre perigo quando está desinformado. Se você tem todas as informações que precisa, pode tomar decisões complexas com risco calculado.

03 – Uma dica importante é desenvolver a capacidade de planejamento: ter a visão de onde está, aonde quer chegar e o que é preciso fazer. Criar planos de ações e priorizá-las dentro do negócio. Monitorar, corrigir e rever. Isso pressupõe que se avalie as melhores alternativas para alcançar seus objetivos estabelecidos durante o planejamento.

04 – Faça o que gosta: invista em um negócio relacionado a algo que te emprega prazer. Empresas que nascem somente para gerar lucro têm menos chance de sobreviver. Se você tem um propósito, será mais fácil engajar pessoas, transmitir seus diferenciais para os clientes e manter a operação integrada.

05 – Eficiência e qualidade devem ser buscados por todos. Mas especialmente as pequenas empresas, que dispõem de menos recursos, precisam garantir que eles sejam bem aproveitados. É preciso direcionar todos os esforços em busca dos melhores processos.

06  – Quando você pensa em empreendedores bem sucedidos, quais tipos de pessoas vêm à sua mente? Muitos brasileiros ainda associam sucesso ao tamanho do negócio ou ao faturamento. Porém, a visão de sucesso de cada um é diferente e tem a ver com os sonhos que cada pessoa tem. Muitos não sonham em ter negócios grandes, e sim em ter seu próprio negócio, mesmo que pequeno, bem desenvolvido, e gerando resultados. Isso também é sucesso.

07 – Empreender é sobre lidar com incertezas e não sobre ter certezas. Empreendedores analisados superam a incerteza tratando os eventos inesperados como oportunidades para exercitar o controle de situações emergenciais. Sustentar um negócio de sucesso por longos períodos de tempo requer que os empreendedores sobrevivam a fracassos, acumulem sucessos e aprendam com eles.

08 – Cultivar uma rede de contatos é algo fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa. Por isso, é importante participar de eventos e feiras relacionados ao seu produto ou serviço. Lembre-se também de que ambientes informais ajudam a formar bons contatos.

09 – O empreendedor deve ser o líder da sua empresa. Ele deve ser um bom ouvinte e deve saber estimular permanentemente a equipe, motivá-la e deixá-la comprometida.

10 – Por último, mas não menos importante, é necessário buscar conhecimento sempre. Não importa se você está no início do negócio ou já atuando em uma empresa própria. O mercado evolui, e você não pode ficar para trás.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial. 

Gire seu smartphone para visualizar o site