10 dicas de como lidar melhor com a crise financeira

 

Fonte: Shutterstock

Apesar da economia demonstrar os primeiros sinais de uma leve recuperação, é preciso levar em conta a possibilidade de convivermos ainda alguns anos com essa situação instável.

Saiba como lidar com otimismo com o assunto que, de uns tempos para cá, se tornou a principal preocupação dos brasileiros.

 

01 – Não perca a confiança em si mesmo.  A Economia de uma nação como o Brasil sempre passa por ciclos, e esse ciclo também passará. É preciso estar preparado para quando os ventos mudarem de direção e começarem a soprar a favor.

02 – Mantenha o foco. Se você está à procura de emprego, continue procurando. Se você está preocupado em perder seu emprego, coloque todas as suas energias para fazer o melhor que você é capaz.

03 – Em época de recessão, é preciso ser extremamente cuidadoso com o dinheiro. Gastos desnecessários devem ser cortados e hábitos de consumo excessivos devem ser trocados por outros mais simples.

04 – Não acredite na fábula do crédito “ilimitado” do seu cartão e as facilidades cada vez maiores de se obter empréstimos via celular, internet, etc. Todo dinheiro “emprestado” será cobrado com altos juros em algum momento. Tente manter seus gastos completamente adequados ao que você ganha.

05 – Tenha sempre um Plano B. Pense o que você vai fazer se perder seu emprego? O que fazer se os preços dos produtos e as contas de luz, aluguel, prestações, etc., ficarem muito altos? Você vai precisar de respostas para caso isso aconteça. Não ter um plano é a pior coisa que pode ocorrer.

06 – Descubra o prazer de economizar sem deixar de lado coisas que não custam quase nada, como por exemplo, praticar esportes ao livre, andar de bicicleta, fazer uma caminhada, etc. – que além de tudo vão lhe deixar mais saudável e pronto para enfrentar melhor as dificuldades.

07 – Aproveite a situação como uma oportunidade para aprimorar habilidades ou explorar novas áreas. O importante é não ficar parado.

08 – Pense, por exemplo, em um curso de especialização na sua área profissional, ou no aprendizado de uma língua estrangeira, que pode ser muito útil no momento em que a economia voltar a crescer.

09 – Mantenha-se sempre informado de tudo o que acontece ao seu redor e no mundo, especialmente nos mercados que, como o nosso, passam ou passaram por problemas. Quanto maior for seu conhecimento sobre isso, melhores decisões você poderá tomar.

10 – Se você tem um negócio, procure estar a par das mudanças tecnológicas e das empresas que estão crescendo apesar da crise. Sempre é possível aprender com os outros, procure saber os motivos deles estarem superando os problemas e tente adaptar ao seu caso.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

jQuery(function($){ $('.navegacaoMobile .box.visita').remove(); });

Gire seu smartphone para visualizar o site