10 dicas de como gerenciar bem os negócios

Não importa o tamanho da empresa, gerenciar bem significa gerenciar os processos, os colaboradores e o tempo da execução das atividades da melhor maneira possível. Aqui vão algumas dicas de como gerenciar melhor os vários aspectos de uma empresa para tornar seu negócio mais produtivo.

  1. A primeira coisa é estar consciente que ser expert em um ramo não necessariamente vai fazer com que você esteja pronto para tocar uma empresa. Você vai precisar de ajuda para fazer com que os clientes venham até você e suas vendas fluam. Será preciso contar com uma boa Comunicação e Administração, no mínimo.
  2. Uma dica para a montagem da sua equipe é, por exemplo, procurar preencher as lacunas nos campos em que você possui menos conhecimento, se cercando de especialistas em cada área.
  3. Aqui vale outra dica. Nem sempre as pessoas mais adequadas para a equipe serão os seus amigos ou parentes. Na maioria das vezes, na verdade, isso não é nenhum pouco adequado para o bom andamento do negócio.
  4. Esteja preparado para correr riscos no gerenciamento da empresa. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto, especialmente se você está enfrentando uma concorrência acirrada, o que é bem comum nos dias de hoje.
  5. Para obter mais segurança nas decisões, sempre leve em conta os efeitos práticos do que sua empresa faz. Se você for capaz de antecipar as consequências de uma ação, então você vai estar mais bem equipado para lidar com elas quando alguma eventualidade acontecer.
  6. Não tome decisões de momento. Ter uma estratégia de planejamento é fundamental. Coloque suas ideias no papel e tenha sempre como base os indicadores reais do seu negócio.
  7. Monitore e mensure seu progresso. Em grandes empresas os resultados, vendas, tecnologia, capital humano, etc., são constantemente monitorados. Assim, os gestores podem ter conhecimento do que está errado e fazer correções. O mesmo deve ser aplicado em PMEs.
  8. É essencial que o gestor acompanhe de perto o fluxo de caixa e os processos financeiros da empresa. Se você ainda não possui sistema de gestão empresarial (ERP), talvez esteja na hora de adquirir um. Com um sistema ERP, o empreendedor consegue otimizar o trabalho de analisar planilhas e relatórios, facilitando também a coleta e registro de informações que irão proporcionar mais agilidade na tomada de decisões.
  9. Estimule a lealdade da sua equipe. Funcionários são mais comprometidos com a companhia quando eles possuem um sentimento de lealdade.
  10. Lembre-se: como na vida pessoal, problemas vão surgir em todas as etapas do desenvolvimento da empresa. A missão do gestor é pensar em soluções. Para isso é preciso manter o foco e a equipe trabalhando juntos na resolução dos problemas mais urgentes do momento. Para tanto, é necessário definir metas e estipular processos e prazos para que os resultados sejam alcançados.

Gire seu smartphone para visualizar o site