10 dicas para fidelizar o cliente e ampliar as vendas

Mais do que conseguir novos clientes, um dos segredos de um negócio de sucesso é manter uma base fiel permanente. Por isso, se você quer que seu negócio tenha uma vida longa e próspera, vale a pena investir nesse tipo de abordagem. Oferecemos a seguir 10 dicas para fidelizar o cliente e ampliar as vendas.

  1. A primeira dica é: Interaja com seu cliente. Seja através de uma newsletter, flyer, cartão em datas comemorativas – como aniversário, rede social, entre outros. Mantenha sempre um banco de dados com as informações mais atualizadas, com telefone, e-mail, endereço físico, serviços de mensagens eletrônicas e perfis dos seus clientes.
  2. Surpreenda, oferecendo mais. Além de satisfazer as necessidades do seu cliente, dê um passo adiante. Tente entregar mais, encantando o cliente com bônus, prazos mais curtos de entrega, novos recursos dos produtos ou serviços.
  3. Use a Regra de Ouro: Trate os clientes como você gostaria de ser tratado. Os clientes querem ser vistos como pessoas e não como números de vendas. Capacite seus vendedores para atendê-los da melhor forma possível, como eles gostariam de ser atendidos.
  4. Antecipe necessidades. Uma das maneiras de se construir a fidelidade é prever a necessidade dos clientes, antes mesmo deles próprios saberem disso. Por isso, é muito importante conhecer bem e interagir com seus clientes, como dissemos na primeira dica.
  5. Construa uma boa reputação e confiabilidade. A reputação da sua empresa está intimamente ligada à confiabilidade de seus produtos e serviços. Quanto mais confiáveis eles são, maior a probabilidade da reputação da sua empresa ser favorável.
  6. Lealdade é uma via de mão dupla. Se você quer ter clientes leais a você, seja leal a eles. Procure mapear quais clientes têm um relacionamento mais estável com sua empresa ao longo do tempo e jamais deixe de satisfazê-los.Clientes recompensam lealdade com lealdade.
  7. Seja verdadeiramente transparente. Caso alguma coisa saia errado, esteja disposto a reconhecer o erro e assumir a responsabilidade disso. Mostre um desejo genuíno de melhorar, mesmo que você já esteja fazendo o melhor trabalho possível para atendê-los.
  8. Não se esconda atrás de tecnologias. Deixe claro para seus clientes que eles sempre poderão contar com uma pessoa para ajudá-los em suas necessidades, caso precisarem. Deixá-los esperando, por horas a fio, ao telefone, sendo guiados por uma gravação e uma música interminável, por exemplo, com certeza fará com que os clientes não voltem.
  9. Construa a lealdade do funcionário, também. Se você for leal com seus funcionários – sendo competente, mantendo o respeito ea integridade em todas as suas relações – eles vão se sentir bem com o trabalho e passar essa lealdade para seus clientes.
  10. Eduque seus clientes. Você pode fornecer valor e, consequentemente, desenvolver uma lealdade mais forte dos seus clientes, educando-os sobre o que eles precisam. Planeje o que você quer comunicar e, em seguida, estabeleça um cronograma para interações regulares, visando abordar questões que podem ser importantes para eles.

Encontre mais materiais de apoio para gestão de processos em pequenas empresas. É grátis.

Gire seu smartphone para visualizar o site