Perol implanta rastreabilidade de produtos e aumenta controle de estoque em 40% com solução de gestão da Jiva

24/maio/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Especializada em produtos de limpeza e acessórios para higienização, a Perol, baseada na cidade de Ribeirão Preto (SP), precisava implantar rastreabilidade e aumentar o controle sobre os produtos químicos comercializados, das matérias-primas para produção até a entrega das mercadorias. Por isso, a empresa apostou na oferta da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas.

Com o projeto, a Perol aumentou em 40% o controle da área de estoque, responsável pelo rastreamento dos produtos. “A solução da Jiva também nos possibilitou atingir um nível de excelência no rastreamento, no qual identificamos os componentes no inventário da fábrica e inclusive nos lotes das matérias-primas dos produtos já entregues – processos que não existiam antes da Jiva”, explica Giuliano Verola, analista de sistemas da Perol.

Conforme Verola, dessa forma a Perol eliminou o problema das informações do inventário da fábrica – como a quantidade de componentes utilizados na produção do dia – não baterem com os dados do estoque, porque falta algum material, por exemplo. Ou ainda, no caso de precisarem fazer recall de determinada entrega, o produto pode ser identificado a partir dos dados de cada lote de matérias-primas no inventário.

O analista ainda aponta que outras áreas da empresa, como vendas, fiscal, logística e finanças, além de estoque e inventário, foram impactadas positivamente pelo projeto da Jiva. “Atualmente, todos os setores já estão integrados e os processos de gestão automatizados, o que proporcionou agilizar em 20% o processo de emissão de pedidos de vendas, da confirmação do pedido à emissão das notas para os clientes”.

Outro upgrade obtido através da integração e automatização da gestão corporativa foi o controle na área financeira. “Observamos uma melhora de 30% na agilidade de processos rotineiros, como emissão de notas e boletos de pagamento, e fechamento de caixa. O relacionamento com os bancos também foi otimizado”, diz Verola.

Para ele, outra mudança significativa foi na área administrativa, que, com o Business Intelligence (BI) do sistema da Jiva, está mais ágil e com uma visão mais abrangente dos custos e faturamento. “Agora, conseguimos identificar quais clientes são mais ou menos rentáveis, e isso ajuda os vendedores a atuar de forma mais estratégica, melhorando nossa tomada de decisão”, afirma o analista.

A empresa de produtos de limpeza ainda conta com os diagnósticos do MahaGestão, um índice que identifica pontos fortes e fracos do negócio, e ainda compara com o mercado de atuação da companhia, sugerindo melhorias. “Recebemos relatórios periodicamente, destacando o que precisamos melhorar na nossa gestão. Com isso, a Jiva nos dá segurança para colocar o negócio no caminho certo”, finaliza Verola.

Sobre a Jiva

Desde 2006 a Jiva atua no mercado de ERP, oferecendo soluções de gestão que atendem às necessidades específicas dos pequenos negócios.

Somos a melhor decisão da pequena empresa porque nossa expertise e experiência nos possibilitam entender as necessidades de cada negócio para prover uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporcione otimização dos processos e promova a evolução gradativa da gestão, garantindo assim que nossos clientes tomem as melhores decisões no dia a dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

Nosso jeito de promover a evolução da gestão das empresas passa pela análise e devolutiva dos pontos fracos e fortes de cada negócio; o compartilhamento das melhores práticas em processos; a automatização das regras do negócio por meio da implantação do ERP Jiva; o acompanhamento dos indicadores-chave; a capacitação da equipe; o acompanhamento da evolução gradativa e o atendimento especializado de cada empresa cliente.

Para fazer tudo isso com excelência, evoluímos constantemente, estando sempre à frente no quesito inovação: lançamos quatro novas versões do Jiva-W por ano, além de aplicativos que facilitam a gestão pelo celular e ambientes colaborativos que permitem interação com toda a Jiva e outros clientes com poucos cliques.

E essa evolução não para. Prova disso é que desde 2014 estamos entre “As Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte e Revista Exame.

Estamos presentes em todo o Brasil, com mais de 300 colaboradores diretos, mais de 2.500 clientes usufruindo de uma gestão mais segura e mais de 10.500 usuários do Sistema ERP Jiva.

Gire seu smartphone para visualizar o site