Pará Cabos melhora gestão do estoque em 90% e reduz custos de compra de materiais com solução da Jiva

09/out/2016 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Suporte local e modularidade do sistema de gestão motivaram a empresa a optar pela Jiva

Quando havia um problema no sistema de gestão utilizado pela Pará Cabos – empresa que há mais de quinze anos oferece soluções completas em redes de cabeamento, com aplicação técnica e o suporte necessário, Rafael Damasceno de Amorim, diretor técnico de vendas da companhia, ficava preocupado com o impacto que isso poderia trazer aos negócios. “Não éramos atendidos com a rapidez que precisávamos, pois a antiga fornecedora da tecnologia não tinha uma estrutura local”, diz ele.

Este foi o principal motivo para que a Pará Cabos, que mantém lojas em Manaus (AM), Belém (PA) e São Luis (MA), decidisse apostar em uma nova solução de ERP. Após conhecer a franquia que a Jiva – especializada em soluções de gestão para pequenas empresas – possui em Manaus, o executivo se convenceu. “A Jiva me propôs um atendimento local 24 horas, sete dias da semana, e isso me fez sentir a segurança que eu precisava naquele momento”.

Outro fator que motivou a substituição do sistema foram os diversos procedimentos atendidos pela Jiva. “O software antigo não era modular e também não oferecia integração entre processos de diferentes áreas, ou seja, era preciso redigitar informações o que gerava erros manuais e dados não confiáveis para tomada de decisão”, comenta o diretor.

Segundo ele, uma das áreas mais impactadas pela implantação da solução Jiva foi o estoque. “Antes não havia assertividade em relação aos produtos que constavam no sistema e ao que realmente estava disponível no estoque. Tínhamos de montar manualmente uma planilha Excel separada e cruzá-la com as informações do sistema, para só então conseguir realizar o inventário. Com a Jiva o processo é automático, assim que há uma compra, o sistema já dá a baixa do produto no estoque”.

Amorim comenta que a gestão do estoque foi melhorada em 90%, a partir da Jiva. “Hoje consigo saber realmente o que tenho no estoque com precisão e segurança, e essa gestão mais apurada nos possibilitou reduzir custos com a compra desnecessária de novos produtos, o que acarretava gastos com frete e principalmente impostos. Para se ter uma ideia, antes nosso estoque tinha cerca de 2 milhões de reais em produtos, e hoje temos 800 mil reais. Nosso caixa ficou muito mais saudável”.

Os relatórios fornecidos pela Jiva foram citados pelo diretor como outro grande diferencial. “Conseguimos montar relatórios personalizados e deixar alguns pré formatados conforme nossa necessidade. No sistema anterior não havia essa flexibilidade, ele apenas oferecia um relatório padrão com todas as informações reunidas sem a opção de selecionar o que eu gostaria de obter. Muitas vezes o relatório gerava 200 páginas de informação, dificultando a gestão do negócio”.

O módulo de Business Intelligence também foi lembrado pelo executivo da Pará Cabos. “Pelo BI da Jiva conseguimos ver o que vendemos mais e menos e identificar quais os produtos mais importantes, os com maior margem de contribuição, e ainda aqueles com baixo retorno de faturamento e giro. Com essas informações em mãos, tem sido possível traçar planos estratégicos para ampliar ainda mais as vendas”.

Atendendo em média 700 a 800 clientes mensais, entre revendas e instaladores, a Pará Cabos prevê um crescimento de 7% para este ano. “A Jiva será uma parceira decisiva para atingirmos essa meta, pois ela nos proporciona uma visão geral e atualizada de todo o negócio, nos ajudando a programar melhor nossas compras e permitindo que possamos nos programar melhor para o futuro”, conclui.

Gire seu smartphone para visualizar o site