Casa do Óleo reduz necessidade de capital de giro em 20% com solução de gestão da Jiva

Economia gerada por meio da solução chega a até R$ 2 milhões em fluxo corrente de caixa. Empresa também aprimorou as tomadas de decisões com integração dos setores e virou referência em gerenciamento para rede de distribuidores certificados

A Casa do Óleo, varejista e atacadista de óleos lubrificantes e produtos químicos de limpeza para automóveis, baseada em Ribeirão Preto (SP) e que atende mais de 131 cidades do interior de São Paulo, aumentou o controle sobre a área de estoque com o sistema de gestão da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas.

Com isso, a companhia reduziu a necessidade de capital de giro em 20%, o que representa uma redução de R$ 2 milhões no fluxo corrente de caixa, e diminuiu o endividamento dos negócios na ordem de R$ 30 mil/mês, sobre pagamentos de juros na compra de mercadorias.




 

De acordo com Almir Manoel Pereira, diretor e proprietário da Casa do Óleo, o ERP da Jiva impactou tanto nas atividades da empresa, em relação a controle e organização, que em 2015 ela foi reconhecida como Distribuidor Modelo da Cia. Ipiranga, na área de Tecnologia e Gestão das Informações.

“Antes da implantação do sistema, tínhamos muito retrabalho nas áreas Fiscal, Tributária, Estoque, entre outras, pois as equipes precisavam checar se tudo estava batendo com a realidade dos negócios, fosse um produto em falta ou uma nota emitida errada, por exemplo. Hoje, não só automatizamos e integramos os processos corporativos, eliminando tais gargalos, como também indicamos a Jiva para outros distribuidores Ipiranga, nos tornando referência para toda a rede”, revela.

Segundo Pereira, os ganhos com o sistema de gestão da Jiva não estão limitados apenas à economia gerada. “Conforme as informações se mostram reais e confiáveis, e atualizadas em tempo real, a ferramenta se torna indispensável para as tomadas de decisões rápidas que resultam em negócios rentáveis, aumento da nossa participação no mercado e mais agilidade no fechamento de vendas”, revela o empresário.

Para ele, outro diferencial obtido com a Jiva foi a expansão do conhecimento de gestão corporativa entre os funcionários da companhia. “Considero o período de implantação e validação dos processos no sistema a melhor aula de administração que já recebemos, devido a preocupação dos profissionais da Jiva com os conceitos de gerenciamento de empresas aplicados ao ERP. Além disso, diversos colaboradores participaram das aulas da Universidade Jiva, o que foi fundamental para o sucesso da implantação da solução”, aponta.

Além disso, o proprietário da Casa do Óleo aponta que o sistema aprimorou as tomadas de decisões, ao colocar a empresa na era da mobilidade. “Atualmente, temos acesso aos indicadores e dados dos negócios pelo celular. Esse recurso é um grande facilitador, gerando ganhos consideráveis em rapidez e agilidade na liberação de vendas e tomadas de decisões urgentes que não podem esperar”, afirma.

Para os próximos passos, a Casa do Óleo está ampliando o uso do sistema de gestão para o setor fiscal da companhia, e para ajudar na definição das metas corporativas. “A solução da Jiva foi determinante em nosso crescimento, sem ela não teríamos chegado tão rápido na posição de líderes de mercado, que ocupamos regionalmente, com mais de 9 mil clientes espalhados pelo interior de São Paulo. Por isso, enxergo uma longa parceria com a Jiva, que nos ajuda na busca pela excelência nos negócios”, finaliza Almir Pereira.

Sobre a Jiva

Desde 2006 a Jiva atua no mercado de ERP, oferecendo soluções de gestão que atendem às necessidades específicas dos pequenos negócios.

Somos a melhor decisão da pequena empresa porque nossa expertise e experiência nos possibilitam entender as necessidades de cada negócio para prover uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporcione otimização dos processos e promova a evolução gradativa da gestão, garantindo assim que nossos clientes tomem as melhores decisões no dia a dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

Nosso jeito de promover a evolução da gestão das empresas passa pela análise e devolutiva dos pontos fracos e fortes de cada negócio; o compartilhamento das melhores práticas em processos; a automatização das regras do negócio por meio da implantação do ERP Jiva; o acompanhamento dos indicadores-chave; a capacitação da equipe; o acompanhamento da evolução gradativa e o atendimento especializado de cada empresa cliente.

Para fazer tudo isso com excelência, evoluímos constantemente, estando sempre à frente no quesito inovação: lançamos quatro novas versões do Jiva-W por ano, além de aplicativos que facilitam a gestão pelo celular e ambientes colaborativos que permitem interação com toda a Jiva e outros clientes com poucos cliques.

E essa evolução não para. Prova disso é que desde 2014 estamos entre “As Pequenas e Médias Empresas que mais Crescem no Brasil”, de acordo com a pesquisa realizada pela Deloitte e Revista Exame.

Estamos presentes em todo o Brasil, com mais de 300 colaboradores diretos, mais de 2.500 clientes usufruindo de uma gestão mais segura e mais de 10.500 usuários do Sistema ERP Jiva.

Gire seu smartphone para visualizar o site