Sistema WMS: qual é o ideal para a sua pequena empresa?

23/mar/2018 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Sua pequena empresa é um atacado-distribuidor e você está em dúvida sobre implantar ou não um sistema WMS? Se o seu estoque começou a ficar desorganizado, um sistema WMS certamente te ajudaria nesse gerenciamento. Mas qual é a melhor opção para o seu negócio?

O sistema WMS é muito buscado e difundido entre os atacadistas e distribuidores, mas são muitas as dúvidas que os gestores têm a respeito dessa implantação.

Neste artigo, trouxemos informações para te ajudar a descobrir qual é a melhor opção de sistema WMS para o seu atacado-distribuidor.

O que é WMS?

WMS é a sigla em inglês para Warehouse Management System ou, em português, “Sistema de Gerenciamento de Armazém”.

Trata-se de uma ferramenta muito útil na cadeia de suprimentos, já que facilita o gerenciamento do estoque e otimiza o uso do espaço nos armazéns.

Com o sistema WMS, é possível automatizar as operações do armazém. Ou seja, é possível controlar o armazenamento e a movimentação de materiais dentro do armazém, além de gerenciar as transações associadas, como transporte, recebimento, classificação, separação e embalagem.

Um sistema WMS geralmente é usado para realizar as seguintes tarefas:

  • Gerenciar locais de armazenagem;
  • Organizar e otimizar a ocupação e a localização dos materiais;
  • Controlar o estoque físico em todos os locais de armazenamento;
  • Administrar de forma eficiente os recursos e as operações do armazém;
  • Impedir erros nas operações de embarques e recebimentos de materiais.

Sistemas WMS lançam mão de algoritmos de localização e lógica para utilizar melhor o espaço de armazenagem dos atacados-distribuidores. Funcionam como se fossem robôs automatizando todo o processo de controle.

Quais são as funcionalidades do WMS?

Ferramentas de identificação automática (como códigos de barras e RFID) podem ainda ser usadas para rastrear os produtos dentro do local de armazenamento e durante o transporte.

Tecnologias como reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e colheita de voz podem ser usadas para evitar erros no envio de materiais.

O gerenciamento de operações de armazenagem também pode se tornar mais eficiente com técnicas como a intercalação de tarefas e o cross docking.

Qual é o WMS de que a sua empresa precisa?

Todas essas funcionalidades são combinadas para entregar um serviço adequado de acordo com as necessidades do atacado-distribuidor. Portanto, o ideal é que, se o seu negócio é uma pequena empresa, você opte por um WMS adequado para esse porte de empresa, ou seja, um WMS compacto atrelado a uma solução ERP.

Instalando um WMS robusto, que foi criado para grandes empresas, você acaba por perder dinheiro investindo em muitas funcionalidades que poderão não ser suportadas pelo seu quadro de funcionários, sendo brevemente abandonadas ou nem mesmo implementadas. Por isso, o sistema WMS de que você precisa deve ser aderente às suas necessidades.

A vantagem do WMS compacto é que a sua empresa, por ser pequena, não precisa pagar por uma tecnologia robusta (e cara), com funcionalidades que você nem vai usar. O WMS compacto é pensado exatamente para as necessidades de pequenos negócios, possibilitando que você só pague por aquilo de que realmente precisa e consiga utilizar na sua plenitude a ferramenta adquirida, gerando benefícios e retornos tangíveis.

Além disso, por ser um processo de gestão de estoque ligado a um sistema ERP, ele se integra automaticamente às outras áreas da empresa, te permitindo ter mais facilidade para encontrar informações super precisas.

O que você precisa é de procedimentos que garantam uma boa gestão do seu estoque e possibilitem tomadas de decisões rápidas e acertadas.

Como um WMS compacto pode ser útil para a sua empresa?

Agilidade

Quando se tem um bom ERP atrelado ao sistema WMS compacto (ou processo de gestão de estoque), é possível gerenciar o estoque de forma que a empresa tenha a agilidade necessária desde o recebimento, passando pela armazenagem do produto até a entrega.

Gestão de estoque por local

O WMS compacto é capaz de controlar efetivamente seu estoque ao realizar o controle de estoque por local, que possibilita mapear qual o local físico real em que se encontra determinado produto e efetuar o seu controle específico.

Expedição de mercadorias

Com o WMS compacto, também é possível economizar tempo na gestão de expedição de mercadorias, uma vez que são enviadas as solicitações de separação com todas as informações sobre o que deve ser expedido. Além disso, a empresa pode gerenciar as rotas de entrega, os prazos e as notas fiscais de cada pedido.

Conferência cega

A conferência cega permite que a empresa tenha a certeza de que a quantidade de itens da nota fiscal está de acordo com o que foi recebido fisicamente. Com o WMS compacto, essa função é facilmente realizada, possibilitando ao conferente, sem conhecer o conteúdo das notas fiscais, informar ao sistema a quantidade de itens que está recebendo. Ao detectar divergências, ele encaminha para o responsável tomar a decisão de ficar com a mercadoria ou devolvê-la.

Esse processo é seguro, uma vez que o conferente é obrigado a realmente contar todos os itens que estão sendo entregues, em vez de confiar nos dados da nota fiscal. Isso aumenta a precisão entre o saldo informado pelo sistema e o saldo físico, diminui as perdas identificadas nos inventários e impede manobras dos fornecedores para “empurrar” outro produto em substituição ao que foi pedido.

Visibilidade completa de vários processos-chave

Quando se trata de soluções de armazenamento, o mais aconselhável é que a empresa conte com um WMS do tamanho da necessidade da empresa acoplado a um sistema ERP completo. O ERP vem se tornando mais popular entre as organizações, devido às várias vantagens que oferece, proporcionando, por exemplo, uma visibilidade completa de vários processos-chave e não apenas do estoque.

Possibilidade de outros controles

Além do sistema WMS compacto, o ERP é capaz de oferecer diversos outros controles, como lote e data de validade, possibilitando tratativas para vender esses lotes e evitar prejuízos com produtos vencidos; utilização de código de barras; análise de estoque mínimo e máximo; giro de produtos para reabastecimento do estoque; localização e endereçamento.

Integração e automatização de processos

Com um sistema ERP dando suporte ao sistema WMS compacto, é possível integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema, possibilitando a automatização e armazenamento de todas as informações fiscais, contábeis, financeiras, comerciais e cadastrais necessárias para gerenciar o negócio.

Mais do que uma excelente gestão do seu estoque, um sistema ERP é capaz de manter e gerenciar dados contábeis e fiscais, gerenciar compras, produção, vendas e finanças, entre outros controles necessários para que você fique tranquilo.

Sua empresa precisa de uma solução completa

Ok. Agora você já sabe que, melhor do que ter apenas um WMS compacto, é poder contar com toda a estrutura de um ERP. Mas contratar simplesmente um sistema ERP pode não ser o suficiente para a sua empresa expandir os negócios de forma profissional e organizada.

O ideal é que você conte com uma solução que ofereça mais do que um sistema ERP. A melhoria da gestão do seu estoque não depende apenas de um sistema, mas de boas práticas aplicadas ao seu negócio, pessoas capacitadas e acompanhamento contínuo para que essas novas práticas se consolidem na sua empresa.

A Solução Jiva oferece o WMS compacto atrelado ao ERP e muito mais que isso. Ao implantá-la, a sua empresa passa a contar com compartilhamento de melhores práticas de gestão, analisando tudo aquilo que pode ser aplicado à sua empresa para torná-la melhor, mais eficiente e mais rentável.

Além disso, sua equipe passa a ser capacitada não apenas para usar o ERP, mas para conhecer conceitos de gestão importantes para o seu negócio. E, conforme a sua empresa avança, a Jiva indica a adoção de novas práticas e novos processos que tornem sua empresa ainda mais competitiva e com a gestão cada vez melhor.

Ainda em dúvida? Conheça como a Solução Jiva otimizou o controle de estoque da Look Festas, uma loja de artigo para festas de Minas Gerais, melhorando a produtividade, agilizando o faturamento e ajudando em decisões assertivas. Assista ao nosso videocase “Solução para Gestão de Estoque – Look Festas”.

Assistir videocase agora

Gire seu smartphone para visualizar o site