Por que trocar de ERP em 2018?

01/fev/2018 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

“Trocar de ERP? Mas eu já tenho um. Por que deveria fazer isso? Será que estou fazendo a escolha certa?”. Geralmente, são esses os questionamentos mais comuns dos gestores quando falamos em trocar de ERP. A verdade é que nem sempre existe uma visão crítica para analisar o quanto um ERP inadequado pode impedir que a empresa cresça ou que permaneça no mercado de forma rentável e competitiva.

É muito comum contratar um sistema ERP às pressas para resolver um problema pontual ou iniciar as atividades da empresa com um ERP mais simples que só conseguirá acompanhar a empresa até determinado ponto. Mas, com o passar do tempo, a empresa passa a ter novas necessidades que muitas vezes não conseguem ser abrangida pela solução atual. Pode ser também que o ERP atual tenha sido fruto de uma tomada de decisão apressada e, mais tarde, descobriu-se que não a escolha não foi certa para as necessidades da empresa.

A decisão de qual sistema ERP escolher é muito importante e optar por uma solução que não seja ajustada aos objetivos ou que limite o crescimento da empresa pode ser um tiro no pé.

Mas sempre é tempo de mudar o rumo da história da sua empresa!

2018 pode ser o ano ideal para você mudar de sistema ERP, especialmente no primeiro trimestre. Afinal, para evoluir, não podemos deixar para amanhã. A evolução tem que começar agora.

Veja 5 motivos que levantamos para que você reflita e mude de sistema ERP em 2018:

5 motivos para trocar de ERP em 2018

1. Acompanhar o dinamismo do mercado

Não é segredo que o mercado é dinâmico e está cada vez mais competitivo, não é mesmo?

Isso quer dizer que quem não evolui está fadado a ter sua competitividade comprometida e pode até não conseguir permanecer no mercado de forma rentável. Você não vai escolher ficar pra trás, vai? Se o seu ERP não te impulsiona, então não perca tempo, troque-o logo.

O seu sistema ERP precisa oferecer atualizações periódicas, novas ferramentas para o mercado que sua empresa está inserida, atualizações tecnológicas e inovações que ajudem o seu negócio. Se ele não oferece isso, não tenha dúvidas de que é melhor trocá-lo.

Além disso, troque o sistema ERP da sua empresa por uma solução que ofereça mais do que sistema. Considere empresas que forneçam compartilhamento de melhores práticas, capacitação da sua equipe e acompanhamento evolutivo da sua gestão. Afinal os negócios são dinâmicos, e o que é bom hoje, pode não ser suficiente amanhã.

Entenda que investir somente em um ERP não é o bastante para promover a evolução da gestão do seu negócio. Para se obter bons resultados, o ideal é investir em pessoas, processos e tecnologia.

2. Evitar erros e retrabalhos

Quando o sistema ERP não é adequado às necessidades da empresa, aumentam as ocorrências de erros, retrabalhos e o número de gaps que atrapalham a fluidez necessária dos processos. Isso porque muitas vezes o sistema ERP não foi projetado para atender as especificidades da sua empresa, entregando funcionalidades que deixam a desejar em relação ao que você precisa e até mesmo que não servem para o seu negócio. Isso deixa seu negócio vulnerável e à mercê da sorte. Não é isso o que você quer, né?

Analise o seu sistema ERP atual e observe se ele é flexível para você escolher automatizar os processos que interessam para o seu negócio.

Além disso, frequentemente, você encontra dados errados e precisa realizar conferências em diversos documentos? Então, trocar de ERP é uma providência que você precisa tomar urgentemente.

3. Cumprir obrigações fiscais com um sistema ERP atualizado

As empresas precisam dedicar atenção especial às obrigações fiscais e atendê-las com rigor, já que é isso que garante a regularização da situação fiscal do negócio. Mas essas obrigações fiscais têm mudado com certa frequência, o que pode deixar gestores confusos.

Poder contar com um sistema ERP atualizado é uma grande ajuda quando se trata dessas alterações. Só uma solução moderna é capaz de acompanhar as mudanças de obrigações fiscais e te deixar tranquilo. O seu tempo tem que ser investido em estratégias para o seu negócios em não em preocupações com o fisco. Um bom ERP deve cuidar disso pra você!

Considere mudar sistema ERP e optar por uma solução que atenda às necessidades da área fiscal da sua empresa, garantindo que o processo de cumprimento dessas obrigações seja facilitado e traga benefícios e segurança para os seus negócios.

4. Tomar decisões melhores

O seu atual sistema ERP te oferece a análise de dados necessária para que você faça melhores escolhas no dia a dia? Você consegue ver de forma rápida e clara como o seu negócio está? Você precisa contar com um sistema ERP que realmente seja um parceiro do seu negócio, proporcionando um banco de dados seguro, com confiabilidade das informações e direcionado para tomadas de decisões mais assertivas e da visão adequada do negócio

Se nada disso é oferecido para você, não há dúvidas de que trocar de ERP é algo que você precisa fazer já. Opte por uma solução que respeite a essência da sua empresa e promova melhorias que a tornem mais competitiva no mercado, mais rentável e mais organizada.

5. Evoluir a gestão do negócio

No mercado, não há espaço para amadores. Se você quer que a sua empresa se mantenha competitiva, precisa entrar logo na trilha de evolução. Evoluir a gestão do negócio significa encontrar um sistema ERP que tenha a mesma visão que você, que tenha como principal objetivo fazer sua empresa chegar aonde você quer.

A Solução Jiva está no mercado há 12 anos e tem experiência em trazer resultados surpreendentes para empresas de diversos segmentos. Especializada em pequenos negócios, ela entende as principais dificuldades enfrentadas por empresas desse porte e se empenha em entregar a cada cliente soluções adequadas e flexíveis. Sendo assim, trabalha efetivamente pela evolução da gestão. Acredite que trocar de ERP para a Solução Jiva é dar o primeiro passo para essa evolução.

Desculpas que você precisa eliminar para sua empresa evoluir

“É difícil mudar.”

Quando falamos em trocar de ERP, a primeira coisa que passa pela cabeça de muitos são as dificuldades dessa mudança. E entendemos: mudanças assustam e têm seus impactos.

Por isso, a Jiva possui uma metodologia de implantação exclusiva que suaviza os impactos causado por essa mudança.

A metodologia da Jiva permite que o projeto seja acompanhado de forma eficaz por meio da abertura e da conclusão de etapas. Isso permite que os dirigentes saibam, a qualquer momento, quais são próximas etapas, o quanto falta para concluir, entre outras informações importantes que visam garantir a qualidade do projeto e o alcance dos objetivos.

Pense que mais difícil que mudar de sistema ERP é permanecer sem saber o potencial real da sua empresa.

“É caro.”

Outra desculpa comum para abrir mão de mudar sistema ERP é acreditar que é caro. Estudos comprovam que o retorno sobre o investimento em tecnologia (TI) justifica o valor investido, trazendo retorno maior em menor espaço de tempo.

Segundo a edição de 2015 da Pesquisa Anual do Uso de TI, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área de TI em indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7%, em dois anos. Ou seja, um valor que inicialmente pareça alto pode trazer retornos que sua empresa jamais teria sem tal investimento.

A média de investimento em software de gestão e TI é de 1% do faturamento anual ou 10% do faturamento mensal. Portanto, não tenha medo de investir em uma solução que trará retorno certo. E esses são apenas alguns dados sobre a rentabilidade que se pode obter com um ERP. Na prática, os retornos podem ser ainda mais surpreendentes.

Para te encorajar nessa decisão de trocar de ERP, criamos um infográfico que apresenta 7 impactos positivos no faturamento do seu negócio com a implantação da Solução Jiva. Saiba como aumentar o faturamento de sua empresa e ter os melhores processos de trabalho em seu negócio.

Ir para infográfico: 7 impactos positivos no faturamento do seu negócio com a implantação da Solução Jiva

Gire seu smartphone para visualizar o site