Operação Natal: Papai Noel encontrou o ERP ideal para organizar os seus processos

O Natal se aproxima e você deve imaginar como está o trabalho do Papai Noel, né? Milhões de cartinhas para ler, inúmeros presentes para produzir, duendes correndo de um lado para o outro para dar tempo de entregar tudo. É assim há muitos anos, mas tem uma novidade que talvez você não saiba. O Papai Noel se cansou de tanta correria, tantos presentes de Natal entregues para as crianças erradas, tantos atrasos e muitos outros problemas. Para otimizar a gestão da “Operação Natal”, ele encontrou o ERP ideal, a Solução Jiva, e agora conta com um parceiro que compartilha as melhores práticas de gestão do mercado, automatiza as operações e acompanha a evolução da gestão de maneira bem próxima. Por isso, o Papai Noel está muito mais tranquilo!

Quer saber todos os detalhes de como a Solução Jiva está ajudando o Papai Noel a organizar a entrega dos presentes de Natal? Então, continue a leitura deste artigo.

6 benefícios que o Papai Noel conseguiu com o ERP ideal para o Natal

  1. Gerenciar o recebimento de cartinhas
  2. Preparar as compras de matérias-primas para os presentes
  3. Organizar o estoque
  4. Otimizar a logística de entrega
  5. Estabelecer comissões para os duendes
  6. Analisar os perfis das crianças

1. Gerenciar o recebimento de cartinhas

Você consegue imaginar quantas cartinhas o Papai Noel recebe de crianças de todo o mundo? São muitos os pedidos, vindos dos mais diferentes países. Antes de implantar a Solução Jiva, o recebimento dessas cartinhas era super desorganizado na fábrica do Papai Noel. Era duende guardando cartinha no lugar errado, cartinha que se perdia e, como consequência, crianças tristes porque não ganhavam o que pediam. Com isso, o Papai Noel vinha perdendo sua credibilidade ano após ano.

Quando o Papai Noel decidiu que não dava mais para continuar dessa maneira, procurou pelo ERP ideal para a organização das cartinhas, assim como em uma empresa, que precisa organizar os pedidos dos clientes.

Agora, assim que as cartinhas chegam à fábrica do Papai Noel, alguns duendes são responsáveis por registrar os pedidos das crianças no sistema Jiva. Dessa forma, todos os pedidos ficam centralizados no sistema, com o endereço certinho, com as notas na escola, se obedeceu ou não os pais durante o ano e todas as informações de que o Papai Noel precisa. Assim, ele não corre o risco de se esquecer de alguma criança nem de entregar o presente na casa errada.

2. Preparar as compras de matérias-primas para os presentes

Se o recebimento das cartinhas era um processo bagunçado para o Papai Noel, imagine comprar as matérias-primas para os presentes de Natal! Antes da Solução Jiva, acontecia muito de determinados materiais serem comprados em quantidade excessiva e outros ficarem esquecidos. Isso porque o Papai Noel só tinha o controle dos pedidos no papel, sem a ajuda de nenhum sistema. Sem contar que ele nem sabia ao certo quanto gastava de cada material para confeccionar cada presente.

Ao buscar por uma solução que resolvesse esse problema, o Papai Noel encontrou o ERP ideal para preparar as compras de matérias-primas. Com a Solução Jiva, o Papai Noel tem o registro de todas as quantidades necessárias para a confecção de cada brinquedo e o ERP é essencial para ajudá-lo nas compras, evitando as sobras e as faltas. Além disso, o Papai Noel mantém o cadastro de todos os fornecedores, com todos os preços que já pagou em Natais passados, tudo organizadinho para tomar as melhores decisões de compra.

3. Organizar o estoque

O estoque da fábrica do Papai Noel era uma verdadeira bagunça antes da implantação da Solução Jiva. As matérias-primas para a confecção dos presentes de Natal ficavam todas misturadas com os brinquedos já prontos. Aí, já viu, né? Na noite de Natal, acabava ficando criança sem presente porque o Papai Noel não conseguia encontrar aquilo que ela tinha pedido. Ou até produzia mais presentes que o necessário e, só depois que passava a correria, é que ele percebia que tinha sobrado. Acredita que ano passado ele encontrou até discos da Xuxa de 1985, discman e outros brinquedos que ficaram parados no estoque sem que ele percebesse?

Desde que a Solução Jiva foi implantada, o estoque do Papai Noel é outro. Agora, os duendes têm mais agilidade na separação dos presentes de Natal porque é possível separar matérias-primas e brinquedos prontos e, mais do que isso, categorizá-los de acordo com a ordem e destino de saída. No sistema, estão todos os registros de entradas e saídas. Então, não tem risco de não encontrar determinado presente nem de deixar presente para trás. Enfim, o Papai Noel descobriu o ERP ideal para a organização do estoque e percebeu como tudo fica melhor quando os processos estão bem definidos e automatizados!

4. Otimizar a logística de entrega

Na véspera de Natal, até mesmo o trânsito de trenó é complicado, viu? É por isso que a logística de entrega dos presentes de Natal precisa estar muito organizada, com um planejamento perfeito de rotas, as ordens de cargas formadas, tudo preparado para que as crianças recebam seus presentes na noite de Natal, sem atrasos e sem estressar o Papai Noel. Afinal, o coração foi feito para as boas emoções da vida e, não, para esses tipos de preocupações.

A Solução Jiva foi o ERP ideal para que todo esse processo fosse otimizado. Agora, o Papai Noel tem mais controle sobre a estrutura necessária para o transporte, quantas renas são necessárias, quanto vai custar para alimentá-las (afinal, elas precisam estar “abastecidas” para fazer todas as entregas), se o trenó será próprio ou terceirizado e até mesmo quanto tempo leva cada entrega.

Com esses dados, o Papai Noel consegue medir o desempenho das entregas, analisando tempo em trânsito, quilômetros rodados, pontualidade das entregas e até mesmo devoluções (sim, tem criança que devolve, sabia?).

5. Estabelecer comissões para os duendes

Ah, então você pensou que o Papai Noel não pagava nada para os duendes? Engano seu! Eles trabalham muito durante todo o ano, não apenas na época do Natal. E é claro que o Papai Noel reconhece o esforço de cada um. A maneira que ele encontrou para agradecer os duendes foi pagando comissões! Mas ele tinha dificuldades para medir a produção de cada duende porque não tinha um sistema que registrasse essa informação.

Após a implantação da Solução Jiva, ele conseguiu estabelecer o comissionamento para os duendes da forma mais justa: pela produtividade. Conforme os brinquedos são confeccionados, eles são registrados no nome daquele duende que executou a produção.

Dessa forma, o Papai Noel sabe exatamente quais foram os duendes que produziram mais em determinado período. O ERP faz o cálculo automático dos valores das comissões devidas a cada duende e ainda gera o relatório de comissionamento, incluindo as despesas com comissionamento no financeiro (contas a pagar) e na folha de pagamento do duende. Imagina se o Papai Noel não está muito mais tranquilo agora?

6. Analisar os perfis das crianças

Não bastasse resolver tantos problemas, o Papai Noel ainda está aproveitando a Solução Jiva para conhecer melhor os perfis das crianças. Agora ele tem todos os dados registrados. Afinal, encontrou o ERP ideal para organizar os dados dos clientes mirins.

Por exemplo, sabe quem passou de ano, qual é a idade, que tipo de brinquedos a criança gosta mais, quem são os pais e outras informações que ajudam a conhecê-las melhor. Dessa forma, o erro dos presentes de Natal de quem não enviou o pedido reduz significativamente e o número de crianças felizes aumenta!

“Esse é o meu primeiro ano usando a Solução Jiva e eu já estou arrependido. Arrependido de não ter tomado essa decisão antes! Foram tantas melhorias já neste primeiro ano e me disseram que eu posso ir além. Talvez eu peça um BI avançado para acompanhar outros indicadores. Todos os pedidos foram registrados e pude antecipar as compras com base neles. Dessa forma, nosso estoque está adequado e ninguém vai ficar sem presente. Além disso, as separações dos presentes de Natal já foram feitas de acordo com cada região e as ordens de cargas foram formadas. Pude ver antecipadamente que seriam necessárias mais renas, pois os números de pedidos aprovados aumentaram. As crianças andam bem comportadas, viu? Sabendo dessa necessidade, eu já reforcei a equipe e não vou deixar de entregar nenhum pedido”, conta Papai Noel.

Viu só como a Solução Jiva foi importante para otimizar a gestão da fábrica do Papai Noel? A Jiva tem muitos outros clientes satisfeitos. Quer saber como eles aproveitam os benefícios da Solução Jiva? Conheça alguns de nossos cases.

Conhecer cases agora

Gire seu smartphone para visualizar o site