3 vantagens de um ERP para a gestão financeira da sua empresa

26/jan/2018 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Você já parou para pensar em como um ERP pode trazer inúmeras vantagens para a gestão financeira do seu negócio? Muitas vezes, empresas chegam a ser fechadas simplesmente por não terem encontrado um sistema que ajudasse o setor financeiro.

São tantas as atividades diárias necessárias, que o controle financeiro empresarial se torna um trabalho complexo demais para o gestor, ao ponto de ele não conseguir cuidar da estratégia do negócio e precisar fechá-lo.

Mas você não precisa chegar a esse ponto. Levantamos as 3 principais vantagens que um ERP traz para a gestão financeira da sua empresa e compilamos neste artigo para te ajudar a tomar a decisão certa para a sua empresa.

3 principais vantagens que um ERP traz para a gestão financeira da sua empresa

1. Dados financeiros lançados com mais agilidade

O sucesso da gestão financeira depende muito da agilidade com que os dados são manipulados. O uso de planilhas, por exemplo, requer que o gestor alimente-as diariamente, a cada movimentação financeira da empresa.

Além disso, com os setores da empresa segmentados, cada colaborador acaba tendo uma forma de mensurar seus números, o que aumenta as chances de falhas na análise de resultados.

No entanto, quando o negócio conta com um ERP integrado para lidar com as rotinas administrativas do financeiro, não só o lançamento de dados se torna muito mais rápido, mas também todo o trabalho de análise da gestão financeira. Isso porque todos os dados da empresa ficam centralizados no sistema.

Então, se uma venda é realizada, por exemplo, automaticamente a saída daquele produto é registrada, dando baixa também no estoque, calculando o comissionamento devido ao vendedor, entre outros dados que estiverem vinculados no ERP. Todos os processos financeiros, quando vinculados a um sistema integrado, passam a ser feitos de maneira mais rápida e assertiva, provisionando as contas a receber e controlando a inadimplência.

Essa agilidade contribui significativamente para a gestão do negócio, tornando-a mais eficiente e levando a decisões mais precisas. Afinal, o gestor passa a ter mais tempo para se dedicar à análise estratégica da empresa.

2. Análises detalhadas para eliminar custos desnecessários

Os relatórios são ferramentas importantíssimas na gestão financeira de uma empresa. Ou seja, quanto mais detalhes esses relatórios tiverem, mais assertivas serão as tomadas de decisões para o negócio.

Eles são fundamentais para que o gestor identifique os pontos fracos e os pontos fortes nos processos da empresa. Mas é preciso observar de que forma esses relatórios são produzidos na empresa. No seu negócio, as informações são compiladas manualmente? Este definitivamente não é o melhor jeito de realizá-los porque requer tempo da equipe e ainda pode levar a muitas falhas. Se os lançamentos são falhos, os controles e relatórios também serão e as análises e tomadas de decisão podem ser inadequadas e incoerentes.

A ajuda de um ERP é indispensável para o controle financeiro empresarial por meio de relatórios. O ERP possibilita acesso com facilidade aos dados de produtividade, aos custos, às vendas, ao controle de estoque etc. O cruzamento desses dados é imediato, garantindo mais precisão e uma análise real diária.

Com relatórios muito mais precisos, o gestor tem em mãos todas as informações necessárias para analisar o desempenho da empresa e para levantar se as estratégias adotadas estão apresentando bons resultados ou não.

Dessa forma, é possível descobrir onde o negócio está tendo custos desnecessários. O ERP é capaz de evidenciar quais desses custos podem ser eliminados, otimizando os recursos da empresa e permitindo que resultados melhores possam ser alcançados.

3. Colaboradores focados nas atividades estratégicas da empresa

Quanto tempo os seus colaboradores gastam diariamente conferindo dados e fazendo anotações? Muitas vezes, o número de colaboradores da equipe não condiz com a produtividade que a empresa espera porque grande parte do tempo acaba sendo gasto em atividades burocráticas.

O uso de um ERP é ideal para resolver esse problema, já que o sistema assumirá muitas dessas atividades burocráticas de gestão financeira, permitindo que os colaboradores tenham atribuições que agreguem mais valor à empresa.

Em vez de realizarem processos operacionais, que podem ser feitos automaticamente pelo sistema, os colaboradores ganham tempo para se dedicarem às atividades estratégicas da empresa, ou seja, as atividades para as quais a empresa se constituiu. Dessa forma, o negócio ganha em produtividade e em melhores resultados.

Escolha a solução ideal para melhorar a gestão financeira da sua empresa

Que um sistema de gestão é essencial para melhorar a gestão financeira da sua empresa, você já sabe. Mas não pense que usar um sistema de gestão será capaz de trazer resultados surpreendentes para o seu negócio. É necessário escolher um ERP que seja adequado para a sua realidade.

Mais do que isso, é preciso entender que ERPs facilitam a gestão centralizando as informações, mas ainda assim é imprescindível aplicar as melhores práticas de gestão em sua empresa para obter sucesso.

A Solução Jiva, por exemplo, é especializado em pequenas empresas. Conhece exatamente os problemas que os gestores de pequenos negócios enfrentam. Realizar a gestão financeira da empresa por meio de planilhas é muito arriscado. Dados podem se perder, além de demandar tempo demais da equipe que poderia ser dedicado a outras atividades.

O mesmo pode acontecer com sistemas que não são integrados, que não oferecem dados confiáveis para a análise da empresa, pois considera os processos individualmente. Imagine o quanto sua empresa pode evoluir contando com uma solução que automatiza processos e integra todas as áreas, além de compartilhar as melhores práticas de gestão com a sua empresa!

São muitas as empresas que estão experimentando resultados surpreendentes com o uso da Solução Jiva. Criamos o whitepaper “3 cases de sucesso de automação de processos financeiros”, que traz um resumo de como três clientes melhoraram seus processos financeiros com nossa solução. É importante que você leia esse conteúdo antes de tomar a melhor decisão para a sua empresa.

Baixar whitepaper agora: “3 cases de sucesso de automação de processos financeiros”

Gire seu smartphone para visualizar o site