BI Móvel como um diferencial para as PMEs em épocas de crise

 

Fonte: Shutterstock

A gestão de pequenas empresas está cada vez mais desafiadora. Equilibrar o orçamento, manter a competitividade, atrair e reter funcionários e manter o foco no cliente são apenas algumas das preocupações diárias de uma empresa, principalmente em épocas de crise, como a que estamos vivenciando.

 

Como um importante diferencial competitivo temos a ferramenta de Business Inteligence (BI): uma tecnologia que permite às empresas transformar dados guardados nos seus sistemas em informações significativas. Com essa ferramenta é possível, ainda, analisar bases de dados para descobrir informações importantes, ajudando a organização a tomar decisões bem fundamentadas.

A posse dessas informações pode gerar insights valiosíssimos, relevantes e que sirvam de insumo para aprimorar a performance da pequena empresa no mercado, sendo inclusive capazes de gerar uma economia de tempo e custos. Elas podem e devem influenciar na estratégia de vendas dos produtos ou serviços.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como um sistema de BI pode ser útil para uma pequena empresa, imaginemos, por exemplo, a seguinte situação: uma pequena fábrica de roupas para praia voltada para o segmento feminino quer saber quais são os clientes que mais compram maiôs na região Sudeste. Qual o modelo de biquínis mais vendido para o Nordeste e quanto isso representa nas vendas totais da empresa? As respostas a essas perguntas influenciam na elaboração da próxima coleção, e a empresa precisa ter esse conhecimento para decidir e almejar sucesso.

Por essa razão, quanto mais recursos tecnológicos a pequena empresa tiver à sua disposição para facilitar esse dia a dia turbulento e contribuir para melhores decisões, mais amparada ela estará ao longo da sua vida. As possibilidades de uso de um sistema de BI são inúmeras. Com essa ferramenta é possível enxergar e entender melhor o cenário de atuação e como agir de maneira mais correta e assertiva.

BI Móvel nada mais é que a união de todos os benefícios dessa tecnologia que viemos falando até aqui com a mobilidade. Tudo isso já pode ser acessado pelo tablet, notebook ou smartphone do dono da empresa. Com uma ferramenta de BI Móvel é possível analisar e cruzar dados, consultar indicadores, acompanhá-los e tomar decisões, estando em qualquer lugar, a qualquer momento.

Dessa maneira, as empresas ganham agilidade na tomada de decisão. O que significa aproveitar melhor as oportunidades e contar sempre com informações confiáveis, acuradas e atualizadas. Seja de madrugada, na sala de embarque de um aeroporto, ou a caminho do trabalho, como se o empreendedor estivesse dentro da sua própria empresa.

Conteúdo de autoria e responsabilidade da Jiva Gestão Empresarial.

Gire seu smartphone para visualizar o site