Tudo o que você precisa saber sobre pagamentos via cartão em pequenas empresas

16/jun/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Os cartões de crédito e débito são uma das facilidades da vida moderna. Segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), mais de 50 milhões de brasileiros possuem cartões e, desses, 95% fazem uso desse meio de pagamento no mínimo uma vez por mês. Em 2016, as transações efetuadas através de cartões de crédito e débito somaram um total de R$12.394.706,00, tornando inegável a importância desse meio de pagamento para a economia brasileira.

Nesse contexto, é importante para qualquer empresa utilizar cartões entre as suas opções de pagamento. No entanto, a maioria dos pequenos negócios acaba por não utilizá-los, seja devido às taxas ou à possível dificuldade de administrar as transações. Mas esses medos não são mais justificáveis.

Praticamente toda processadora de cartões possui planos específicos para atender as demandas e orçamentos de pequenos empresários. Por isso, vale consultar as operadoras de cartões de crédito e débito para encontrar a que se adequa melhor ao contexto do seu empreendimento.

Quanto à organização das transações, é preciso levar em conta que o recebimento por meio de cartões de débito funciona da mesma maneira que os pagamentos em dinheiro ou, ainda, cheque à vista – com a diferença de que esses pagamentos possuem float, ou seja, normalmente o valor cai na conta após algum tempo, geralmente em três dias.

A verdadeira chave para controlar os pagamentos via cartão é se atentar às vendas à crédito, que, caso não sejam controladas rigorosamente, podem resultar em prejuízos por conta das operadoras de cartões, gerando descontrole do fluxo de caixa e, claro, do saldo de sua conta.

Diante disso, como controlar as vendas via cartão de crédito?

Antes de tudo, é importante registrar todas as vendas que você realizar e registrar qual foi a forma de pagamento utilizada pelo cliente. No caso dos cartões de crédito, assim que o cliente passa o cartão, a operadora aprova o crédito em questão e devolve para você o código da aprovação e a data de vencimento dela, isso é, a data em que o valor passado será pago à empresa.

Também é imprescindível conferir o recebimento pela administradora do cartão. Para isso, o financeiro da empresa deve, diariamente ou semanalmente, conforme sua demanda, comparar o extrato enviado pela operadora do cartão com os pagamentos a receber por parte daquele cartão. Para certificar o recebimento, o extrato da conta da empresa também deve ser checado. Atualizando o saldo da conta da empresa, relacionando ao saldo bancário, atualiza-se, então, o fluxo de caixa – e aí a baixa da venda acontece. Esse processo é importante porque verifica se a operadora está repassando os valores corretos à sua empresa.

Esse controle pode ser feito de três maneiras:

Manualmente: o financeiro da empresa utiliza registros em papel. Esse método não é recomendado porque podem haver falhas de lançamentos e, além disso, ele não integra as vendas da empresa e contas a receber.

Eletrônico: planilhas eletrônicas são a opção da maioria das pequenas empresas. É um método eficiente para empresas que possuem um número de vendas pequeno via cartões de crédito – no entanto, assim como no método manual, falhas de registro podem ocorrer e não há integração entre todas as vendas e contas a receber.

Sistema integrado: a melhor opção para empresas de qualquer porte é a utilização de um sistema integrado de gestão (ERP), que integra os recebimentos via cartão de crédito aos demais registros de vendas, isto elimina retrabalho e tempo para a realização da conciliação dos valores (ou seja, o registro da venda ligado ao crédito recebido pelo cartão), facilitando o controle e gestão das contas a receber.

Uma boa opção para pequenas empresas é a Jiva, que possui uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporciona otimização dos processos e promove a evolução gradativa da gestão, garantindo assim que os clientes tomem as melhores decisões no dia-a-dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

Viu, só? Utilizar o pagamento via cartões de crédito e débito não é tão difícil quanto parece e é importante para manter sua empresa no mercado. Quer saber ainda mais sobre modernização da sua gestão? Conheça nossos materiais de apoio.

Gire seu smartphone para visualizar o site