Case de sucesso Ditelecom Security: otimização de processos financeiros

O uso de ERPs, ou sistemas de gestão integrada, é cada vez mais comum entre as pequenas empresas. O motivo é simples: a automação de processos financeiros colabora muito para a otimização e o crescimento dos negócios.

Ainda não acredita nisso?

Conheça neste artigo o case de sucesso da Ditelecom Security, empresa de Belo Horizonte, especializada em venda de produtos de telecomunicação e segurança eletrônica, que otimizou seus processos financeiros com o apoio da Solução Jiva.

A Solução Jiva é muito mais do que um ERP. Com base nas melhores práticas de gestão, a Jiva analisa os pontos fortes e fracos de cada negócio e oferece uma devolutiva que compara a empresa com o mercado e seus concorrentes. Além disso, a Jiva implementa a otimização e automação dos processos de maneira gradativa e acompanha de perto a evolução de cada empresa.

Como a Solução Jiva auxiliou a Ditelecom Security a otimizar seus processos financeiros

A empresa implantou a Solução Jiva para atender a exigências fiscais, como Sped Fiscal (Sistema Público de Escrituração Digital) e cadastro de alíquota, que não eram contempladas pelo antigo sistema, e tinham de ser feitas manualmente.

“A área fiscal passou a emitir notas muito mais rapidamente, e sem erros, já que o sistema aponta se falta alguma informação e corrige dados errados, tudo de forma automática”, afirma Samuel Oliveira, gerente administrativo da Ditelecom Security.

Com o apoio do ERP da Jiva, a Ditelecom Security agilizou em 60% os processos da área fiscal. A implantação durou apenas dois meses e os processos fiscais, que antes demoravam até 15 dias para ficarem prontos, hoje levam apenas 15 minutos para serem enviados à Receita Federal.

Setor comercial impactado

O projeto da Jiva também envolveu o setor comercial. A solução vem sendo utilizada para marcação de preços, gerenciamento do CRM (Customer Relationship Management), gestão de cobranças e recebimento, entre outros processos. Agora, eles são realizados de maneira rápida e automatizada, contribuindo para guiar as tomadas de decisão das equipes de venda.

Controle de estoque eficaz

O estoque foi outra área beneficiada com a nova solução. A tecnologia da Jiva ajuda a controlar a entrada e a saída de produtos, a elaborar planos de negócios, além de monitorar as entregas aos clientes.

“Atualmente, é possível separar as mercadorias, trabalhar diferentes formas de pagamento, localizar os produtos no inventário, identificar cada negociação realizada, comparar preços praticados anteriormente e na hora da venda e gerar relatórios e análises detalhados sobre todos esses processos para a liberação de vendas. Uma melhora de 100% sobre o controle dos dados”, ressalta Oliveira.

Indicação do modelo de gestão ideal

Segundo o executivo, a equipe de desenvolvimento da Jiva possui know-how para lidar com questões corporativas. “Ao longo da parceria, a empresa só tem contribuído com a questão do nosso controle interno, aprimorando as ações cotidianas e, até mesmo, iniciativas que planejamos para o futuro”, aponta o gerente, que completa: “Os profissionais da Jiva procuram entender o tipo de negócio para indicar o melhor modelo de gestão”.

Orientação sobre o melhor uso dos recursos do sistema

A Universidade Corporativa Jiva também é destacada por Samuel Oliveira. “A mesma expertise da equipe técnica da Jiva pode ser vista nos profissionais que atuam na Universidade, que nos ajudaram a utilizar melhor os recursos oferecidos pelo sistema e a compreender melhor conceitos de administração como produção, vendas, entre outros, acrescentando valor à empresa e aos nossos profissionais”.

Para os próximos passos, a Ditelecom Security planeja adotar o Jiva-W, sistema totalmente web da Jiva, que permite visualizar os dados corporativos em qualquer dispositivo, móvel ou desktop.

Aqui, você também pode assistir ao case em formato de vídeo:

Conclusão

Com a Solução Jiva, a Ditelecom Security conseguiu otimizar seus processos financeiros e crescer com segurança e assertividade. Isso aconteceu porque, mais do que investir em um ERP, a empresa investiu nas melhores práticas de gestão e na tecnologia que precisava para aplicá-las em seu negócio.

Os ERPs centralizam informações e disponibilizam de maneira facilitada dados que podem te auxiliar a melhorar sua empresa. Mas a boa gestão precisa se apoiar em mais do que tecnologia. Por isso, é fundamental conhecer, entender a aplicar as melhores práticas de gestão em sua empresa.

Quer conhecer mais sobre o funcionamento da Solução Jiva na prática? Assista ao vídeo explicando como funciona o controle de contas no módulo financeiro da Solução Jiva e entenda por que ela é mais que um ERP.

Assistir vídeo agora

Gire seu smartphone para visualizar o site