A maioria dos pequenos comércios varejistas têm problemas com o estoque. E o seu?

12/abr/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Em nossa jornada na busca de auxiliar as pequenas empresas no desenvolvimento de seus negócios, sempre nos deparamos com um cenário comum e compartilhado entre empreendedores de diversos segmentos, assim como o de comércios no varejo: a busca constante pela melhoria de suas empresas e de um melhor faturamento.

Um dos fatores determinantes para o crescimento de um comércio no varejo é a boa organização dos processos que envolvem o fornecimento de seus produtos e essa organização recai diretamente sobre o processo de estocagem na empresa. A falta de controle sobre o que entra e sai do estoque em uma pequena empresa desencadeia uma série de problemas internos que podem acabar transformando o sonho de muitos pequenos empreendedores em fracasso.

Para quem quer empreender com sucesso, pequenas, mas eficientes ações de controle de estoque devem ser tomadas a fim de trazer sustentabilidade e perspectivas de crescimento de vendas. A Jiva oferece uma solução completa, que aplica as melhores práticas de gestão e capacitação da equipe, voltadas para evolução contínua dos clientes, sendo que essa evolução é mensurada através de um diagnóstico da maturidade de gestão da empresa, segundo determinada perspectiva a ser avaliada, como por exemplo, o processo de estocagem.

O Sistema de Diagnóstico Avançado Jiva é a tangibilização do quanto uma organização está aplicando as melhores práticas de gestão. O nível de maturidade da empresa pode ser definido como o grau em que a organização introduz, aplica e aprimora seus processos, conseguindo implantar efetivamente os conceitos de administração e gestão de organizações, propiciando dessa forma, a tomada de decisões assertivas e favorecendo o alcance do sucesso das estratégias organizacionais.

Experimente agora nosso trial e veja como funciona o Diagnóstico Avançado Jiva respondendo o processo de “Pagamentos”

Com a orientação de um consultor Jiva, o diagnóstico da gestão gera índices avaliativos sobre os processos ou áreas avaliadas, com notas apontadas que variam de 0 a 100 (0 equivale à não-execução e 100 equivale à execução completa e bem estruturada da ação).

Tendo como base as informações levantadas por esse diagnóstico, a respeito dos setores de estocagem de pequenas empresas, pôde ser observado que em todos os quesitos avaliativos, foram obtidos índices com notas que variaram de baixa a mediana, apontando situação de risco no controle do estoque.

Resultados da Pesquisa Avaliativa Jiva sobre processos / atividades / procedimentos executados por 100 pequenas empresas do Segmento de Varejo no Brasil:

  • Análise de inventário para tomar decisões mais assertivas (quantidades, custos, valores): índice 49,7
  • Realização da contagem periódica dos estoques confrontando as quantidades reais com as quantidades registradas: índice 59,5
  • Controle de condicionais e consignações: índice 53,1
  • Controle do estoque segundo critérios (cor, lote, data de validade, número de série, etc): índice 46,3
  • Organização do estoque para facilitar a localização de itens com maior giro: índice 37,3
  • Planejamento do espaço físico considerando giro, facilidade de acesso, volumes, validade etc.: índice 43,7
  • Registro de transferência de produtos entre diferentes locais do estoque (lojas, filiais, depósitos): índice 74,7

Esse cenário ressalta a necessidade das pequenas empresas acerca de uma solução capaz de centralizar e gerir informações referentes ao controle de estoque pois todos os negócios avaliados apresentaram em menor ou maior grau, uma deficiência no fluxo de entradas e saídas que requer um registro rigoroso, mas que por vezes não acontece ou acontece sem o devido cuidado, ocasionando perdas financeiras significativas para a empresa.

A Jiva está no mercado de TI desde 2006, com profissionais experientes e soluções de gestão empresarial sempre prontas para atender às necessidades específicas dos nossos clientes.

Nossa proposta é promover a evolução da gestão das pequenas empresas.

Sabemos que gerenciar um negócio, ainda que pequeno, não é tarefa fácil. Por isso temos à disposição soluções ideais para automatizar os processos e um time de profissionais capacitados para atendimento de dúvidas, e maior proximidade com nossos clientes.

Nossas soluções aplicam as melhores práticas de gestão, que garantem a implantação de um sistema integrado de informações para todos os processos organizacionais, incluindo os que envolvem o controle de estocagem.

Sentiu que o setor de estoque de sua empresa está em situação parecida? Que tal fazer um diagnóstico gratuito para avaliação de como anda a maturidade da gestão de sua empresa?

Conheça de perto a solução Jiva para pequenas empresas.

Agende uma visita com um de nossos consultores

Gire seu smartphone para visualizar o site