CRM para pequenas empresas: o que você precisa saber

12/dez/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Quando você precisa de um produto, costuma se lembrar de determinada empresa por causa do bom atendimento? Esse é um fator que realmente faz a diferença em uma venda, concorda? E, para pequenas empresas, o atendimento é um diferencial ainda maior. Afinal, é mais fácil manter um relacionamento próximo, conhecendo bem os hábitos de cada cliente e tratando-os de maneira personalizada. Um CRM para pequenas empresas é um grande aliado nesse processo.

Quer saber como? Continue a leitura.

Um bom atendimento é motivo para fazer o cliente voltar, disso não temos dúvidas. Mas o dia a dia dinâmico da empresa pode dificultar esse processo e, se há um número de turnover considerável, as informações acabam indo embora junto com as pessoas que detêm o conhecimento.

É por isso que é sempre um ótimo caminho contar com a tecnologia de um CRM, nele as informações ficam registradas e centralizadas, permitindo um ótimo atendimento sempre Muito mais que um software, os CRM são uma estratégia que coloca o cliente em foco e auxilia o crescimento da sua empresa.

Neste artigo, trazemos para você um guia completo sobre CRM para pequenas empresas:

  • O que significa CRM
  • Quais são as vantagens de um CRM para pequenas empresas
  • Como escolher o melhor CRM para pequenas empresas

O que significa CRM?

O CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com Clientes, em português) é uma solução que coloca o cliente como foco dos processos de negócio. Esse tipo de manutenção de relacionamento com o cliente é aplicado há anos, desde o surgimento dos primeiros comércios.

Você se lembra daquele dono de mercearia de antigamente, que conhecia bem um a um dos seus clientes? Ele tinha o hábito de anotar em uma caderneta informações importantes, como o endereço, a data de aniversário, os produtos que compravam com mais frequência, entre outros dados que tornavam o relacionamento com o cliente mais próximo.

O CRM é uma releitura desse hábito de anotar tudo na caderneta, de forma mais moderna e simplificada. Basicamente, eles servem para organizar o controle do relacionamento com todos os clientes.

Quais são as vantagens de um CRM para pequenas empresas?

Quando o assunto é relacionamento com clientes, o CRM é uma ferramenta que traz vantagens para negócios de qualquer porte, inclusive pequenas empresas. A principal delas é a possibilidade de ter registradas todas as informações dos clientes, assim como os dados anotados na antiga caderneta do dono de mercearia.

Mas qual é a vantagem de ter um CRM para pequenas empresas e, não, uma caderneta ou mesmo as ainda tão usadas planilhas? O CRM permite que você tenha não apenas o registro das informações, mas também a possibilidade de interpretá-las, ajudando a sua empresa a:

Aumentar as vendas

Ao conhecer as preferências e o comportamento dos seus clientes, você tem informações valiosas para elevar as suas vendas. Um CRM para pequenas empresas é capaz de identificar padrões para você vender produtos de categorias superiores (up-selling) e produtos de outras linhas (cross-selling) que também sejam de interesse do cliente. Sendo assim, é possível segmentar os clientes por interesses e necessidades, encontrar maneiras personalizadas de atendê-los e até mesmo criar novos produtos e serviços com base nas demandas deles.

Evitar a perda de clientes

Um CRM para pequenas empresas te ajuda a medir a satisfação dos clientes a partir dos dados armazenados. Dessa forma, é possível pensar em ações para evitar a perda desses clientes, em vez de tentar recuperá-los depois de perdidos. Quando você sabe o que o cliente pensa sobre o seu produto ou serviço, o relacionamento torna-se mais próximo. Isso também permite que você observe mudanças no comportamento que indiquem mais ou menos satisfação.

Diminuir os investimentos desnecessários

Um bom relacionamento com o cliente, proporcionado por um CRM para pequenas empresas, é capaz de fazer sugestões certeiras, que trazem resultados imediatos. Por exemplo, se você sabe que o aniversário do cliente está próximo e conhece as preferências dele, pode enviar um e-mail oferecendo um desconto exatamente naquele produto que ele tem vontade de adquirir. Isso aumenta as chances de compra, evitando que você perca dinheiro em investimentos que não trarão resultados.

Melhorar o relacionamento entre a empresa e os clientes

De forma geral, um CRM para pequenas empresas te ajuda a conhecer mais os seus clientes e, assim, melhorar o relacionamento. Com os dados de cada cliente armazenados, é possível fazer contatos nos momentos certos, oferecer os produtos e serviços mais adequados e, com isso, aumentar as chances de fidelizar esses clientes.

Além disso, as informações ficam todas centralizadas e disponíveis para acesso a qualquer momento, diferente de quando são anotadas em papéis ou em planilhas. Dessa forma, você evita que dados se percam e também a necessidade de, periodicamente, parar para reuni-los, o que certamente leva um tempo que nem sempre você tem.

As informações armazenadas por um CRM para pequenas empresas podem oferecer uma visão ampla sobre os clientes, apontando:

  • quais são os que mais compram;
  • quais são as melhores oportunidades de negócio em relação aos esforços de vendas;
  • quais são os que sempre dão ideias de como melhorar seus produtos e serviços;
  • com quais a sua empresa deve entrar em contato para fortalecer o relacionamento;
  • quais são os clientes que compram mais produtos da sua curva A.

Como escolher o melhor CRM para pequenas empresas?

Agora você já conhece algumas das vantagens de ter um CRM para pequenas empresas, mas certamente ainda tem dúvidas sobre como escolher o mais adequado para o seu negócio. Afinal, trata-se de um investimento importante e ele precisa ser justificado na empresa, certo? Não adianta conhecer os benefícios de um CRM e implantar uma opção que não traz aquilo que a empresa espera.

É por isso que você precisa observar alguns pontos para, então, escolher aquele CRM que for mais adequado para o seu negócio, trazendo o máximo de benefícios de acordo com as necessidades da empresa.

Descubra quais problemas você precisa resolver

Você conhece quais são os problemas que você precisa resolver em relação aos seus clientes? Antes de escolher o CRM para pequenas empresas ideal para o seu negócio, você precisa levantar quais são os objetivos que deseja alcançar. Por exemplo: atender aos clientes com mais agilidade, descobrir características dos produtos e serviços que precisam melhorar, ser mais assertivo quanto às expectativas dos clientes etc. O CRM escolhido para a empresa precisa entregar funcionalidades que atendam a esses objetivos.

Preveja o quanto sua empresa vai crescer

Para escolher o CRM para pequenas empresas adequado para o seu negócio, você precisa enxergar a sua empresa não apenas como ela é hoje, mas também prevendo o quanto ela crescerá. Se você considerar apenas as necessidades atuais, logo a solução ficará obsoleta por não conseguir acompanhar o crescimento da empresa.

Considere a implantação de um CRM acoplado com um ERP, baseado em nuvem e que seja flexível, permitindo ser alterado conforme surgirem novas necessidades. Certamente, as demandas de uma empresa com 20 clientes não são as mesmas que as de uma empresa com 2.000 clientes. O ideal é contar com o CRM que se adapte a esse crescimento, em vez de trocar a solução.

Opte por uma solução específica para pequenas empresas

É claro que você pode querer que a empresa cresça, até porque a nossa dica anterior refere-se a isso. Mas é importante lembrar que uma pequena empresa terá muito mais resultados se contar com um CRM compacto para pequenas empresas.

Ou seja, a solução precisa estar preparada para lidar com a realidade de uma pequena empresa, ser de fácil uso e caber dentro do orçamento. É claro que você precisa considerar que a empresa vai crescer e, portanto, escolha um CRM que acompanhe essa evolução. Mas ele também precisa estar pronto para o porte que ela tem hoje.

Verifique se o sistema possui Business Intelligence

Antes de escolher o CRM perfeito para a sua empresa, observe se ele possui ferramenta de Business Intelligence (BI). Ela permite extrair informações estratégicas sobre o histórico de consumo dos clientes para tomadas de decisões melhores.

Não abra mão de uma solução que possibilite identificar quais produtos estão sendo mais e menos vendidos e quais clientes não estão comprando, por exemplo. Assim, a empresa pode aumentar a produtividade e ser mais assertiva no processo de compras.

Escolha uma ferramenta integrada a um ERP

Uma escolha inteligente para a sua empresa é optar por um CRM que seja integrado a um ERP. Ou seja, é melhor que o sistema ofereça mais do que gestão de relacionamento com clientes. Quando o CRM é integrado a um ERP, você pode automatizar processos na empresa, contribuindo para resultados muito mais expressivos.

O ideal é que seja possível também adquirir a solução fragmentada. Isso quer dizer que o seu negócio compra apenas as funcionalidades necessárias atualmente. Conforme novas necessidades forem surgindo, você inclui novos processos. Assim, a empresa dispõe de uma solução nem mais nem menos do que ela precisa.

Conclusão

A escolha de um CRM para pequenas empresas é uma decisão muito importante e, certamente, leva algum tempo. É preciso considerar muitos fatores, analisar custos e avaliar o que é realmente importante para o negócio. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a começar a buscar uma solução aderente ao seu negócio.

Se quiser avançar um pouco mais nesse processo de escolha de um sistema de gestão, sugerimos a leitura deste e-book. Nele, listamos as principais informações que você deve ter antes de realizar sua escolha.

Ir para o e-book: “Tudo que você precisa saber para escolher um ERP”

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