Conceitos da administração no cotidiano de pequenas empresas

Para um empreendedor iniciante, muitas vezes pode parecer que os conceitos da administração são distantes da realidade de pequenas empresas. Contudo, a verdade é que as funções administrativas estão presentes nas questões mais simples da nossa vida.

Planejamos passeios, controlamos orçamentos domésticos, investimos na educação dos nossos filhos. Essa são só algumas das atividades em que utilizamos, mesmo sem notar, os conceitos da administração.

Neste artigo, te mostraremos:

O que são os conceitos da administração?

Podemos definir administração como a tomada de decisões para gerir adequadamente recursos e atingir objetivos. Um dos grandes estudiosos e desenvolvedores da ciência da administração, Henri Fayol, definiu os seguintes processos como funções administrativas:

  • Planejar
  • Organizar
  • Comandar
  • Coordenar
  • Controlar

A primeira função administrativa é “Planejar”. Esse conceito significa antever o futuro e traçar um programa de ação. Ou seja, é preciso determinar quais são os objetivos da empresa e planejar maneiras de alcançá-los.

Já o conceito de “Organizar” se relaciona a dispor os recursos disponíveis em uma estrutura. Essa organização deve possibilitar a execução das tarefas definidas no planejamento para alcançar os objetivos da empresa.

“Comandar”, também conhecida como “Liderança”, é uma função bastante complexa. Ela se refere à direção, motivação e orientação do seu pessoal.

Já “Coordenar” trata-se de harmonizar e sincronizar ações em medidas e ordens certas para alcançar os objetivos definidos pela empresa. Muitos autores e pesquisadores da administração também chamam essa função de “Execução”.

O último conceito da administração estipulado por Fayol é “Controlar”. O controle tem uma importância enorme quando estamos à frente de um empreendimento. É ele que vai possibilitar a identificação de possíveis fraquezas ou erros na condução do planejamento. Basicamente, o controle consiste na verificação de que o plano estipulado pela empresa está sendo seguindo.

Mas, como aplicar os conceitos de administração às rotinas de pequenas empresas?

De modo prático, aplicar os conceitos de administração às rotinas de pequenas empresas começa ao estabelecer objetivos para o negócio. Em seguida, é preciso organizar os recursos para execução das tarefas e liderar seu pessoal para executá-las da melhor maneira possível.

A fase de execução deve ser coordenada de perto, buscando sempre processos otimizados que contribuam para o crescimento da empresa. O controle é, em termos gerais, a constante análise das atividades que estão sendo realizadas, para verificar se elas estão seguindo o planejamento.

Não é difícil, certo? Mas, mesmo que os conceitos sejam simples, eles podem fazer uma grande diferença na gestão de sua empresa.

Quer continuar aprendendo sobre gestão de pequenas empresas? Acesse nossos conteúdos de apoio.

Gire seu smartphone para visualizar o site