Como levar a sua gestão empresarial a alta performance?

Quando o assunto é gestão empresarial, o foco de qualquer negócio é chegar a um controle total, de alta performance, que permita observar todas as áreas da empresa criteriosamente e estrategicamente. Afinal, é muito mais fácil para o gestor tomar decisões assertivas quando a gestão do seu negócio está organizada, padronizada e com informações à disposição.

Mas, você sabe identificar uma gestão empresarial de alta performance? Será que a sua empresa está nesse nível? Para começar a pensar nesse assunto, tente responder a essas perguntas:

  • Sua empresa já atingiu o ponto de equilíbrio esse mês?
  • Qual dos seus vendedores gera mais lucro para sua empresa?
  • Qual necessidade de capital de giro sua empresa possui?
  • Você sabe o resultado da empresa nesse momento?
  • Qual de suas marcas ou produtos gera mais lucro para sua empresa?

E, então, foi fácil responder? Você precisa fazer uma pesquisa extensa para encontrar as respostas? Se você teve dificuldades, pode ser que a gestão empresarial ainda não atingiu alta performance.

Neste artigo, trouxemos alguns pontos que você deve melhorar na sua empresa para que ela chegue a uma gestão empresarial de alta performance.

O que faz uma empresa ter gestão empresarial de alta performance?

Investir na evolução da gestão empresarial para que ela atinja alta performance significa olhar para o negócio em detalhes, procurando tudo o que pode melhorar e todo o potencial que ele tem.

Acompanhe abaixo algumas das estratégias tomadas por uma empresa que busca ter uma gestão empresarial de alta performance.

Capacita seus profissionais

O sucesso de qualquer empresa começa pelas pessoas que nela trabalham. Também em pessoas está o segredo para a maturidade em gestão de um negócio. Por isso, é indispensável investir na capacitação da sua equipe. Se você quer alcançar uma gestão empresarial de alta performance, precisa treinar seus colaboradores para que também consigam performar de maneira excelente.

Mais do que saberem operar um sistema, eles precisam estar por dentro de conceitos de administração e entender os processos que estão executando, por exemplo. Só assim eles poderão contribuir para a evolução da gestão da empresa.

Investe em inovação

Atingir uma gestão empresarial de alta performance também está ligada ao investimento em inovação. Esse investimento não precisa ser necessariamente em valores. Pode ser em tempo ou em pessoas preocupadas com isso.

A sua empresa entende a importância de modernizar os processos? Ou permanece conduzindo processos que são ineficientes, sem perceber o quanto eles estão sendo prejudiciais à evolução da gestão? É preciso observar em quais pontos a sua empresa precisa aplicar a inovação e investir em tecnologia para que, assim, alcance melhores resultados.

Otimiza processos

Uma das ações mais relevantes ligadas ao investimento na evolução da gestão empresarial é a otimização dos processos. Com um sistema que integra todos os processos da gestão, o resultado natural é ganhar em produtividade, afinal, processos eficientes poupam tempo dos colaboradores e permitem que eles se dediquem a atividades estratégicas da empresa. Assim, alcançar uma gestão empresarial de alta performance fica muito mais fácil.

Busca melhoria contínua do seu modelo operacional

Uma organização que busca uma gestão empresarial de alta performance está sempre focada em melhorar continuamente o seu modelo operacional, o que significa buscar as melhores práticas do mercado de gestão para o seu segmento de atuação.

Descubra em que nível está a sua gestão empresarial

Antes de tomar qualquer atitude em busca da alta performance, é imprescindível entender em que nível está a sua gestão empresarial. O Instituto MahaGestão realiza um diagnóstico, tangibilizando em um índice o nível de maturidade da gestão em que as empresas se encontram.

A partir desses diagnósticos realizados, é possível perceber que empresas que não integram nem automatizam processos estão muito atrás no índice de maturidade de gestão. Já as empresas que implantaram a Solução Jiva, um sistema de gestão integrada específico para pequenas empresas, apresentam índice de maturidade de gestão muito mais alto do que a média do mercado.

No segmento atacado-distribuidor, por exemplo, enquanto a média do mercado apurada pelo Instituto MahaGestão é de 46 pontos no processo de distribuição, as empresas com o ERP da Jiva têm índice de 93 pontos.

Portanto, é importante levar em consideração o índice de maturidade de gestão da sua empresa para descobrir quais processos precisam ser automatizados primeiro, por meio de soluções como o ERP Jiva, que fazem uma imersão na empresa, em busca do que é melhor para a sua evolução gradativa e constante.

A Jiva pode te ajudar nesse caminho de evolução da gestão empresarial e levar a sua empresa a atingir alta performance. Para descobrir em que nível está a sua gestão empresarial, agende uma visita gratuita de um de nossos consultores.

Você terá uma análise completa e sem custo do seu negócio, apontando todos os pontos fortes e fracos da sua gestão, além de uma avaliação dos riscos que sua empresa pode estar correndo por ter uma gestão ineficaz. Conheça ainda como sua empresa está em relação aos seus concorrentes.

Agendar visita

Gire seu smartphone para visualizar o site