Como gerenciar o serviço prestado por fornecedores em pequenas empresas?

23/jun/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Os fornecedores são um dos pilares do bom funcionamento de qualquer empresa. Afinal, é a relação de confiança entre empresa e fornecedores que garante a confiabilidade e a qualidade dos serviços prestados por terceiros e que, também, impede que seja necessário trocar de fornecedor, tarefa custosa que demanda muito tempo e análise.

Para saber se seus fornecedores são confiáveis ou não, é preciso gerenciar os serviços prestados por eles. Na verdade, mesmo que seus fornecedores sejam parceiros da empresa há longa data, é necessário observar se estão entregando o seu serviço com qualidade . Deixar de gerenciar a entrega de serviços de terceiros pode acarretar prejuízos inesperados e desgastar a relação entre empresa e terceirizada.

Mas como fazer isso?

É importante formalizar de um acordo de nível de serviços. Assim, você resguarda sua empresa caso ocorram erros por parte dos fornecedores.

Antes do serviço ser finalizado, esse contrato deve ser revisto atenciosamente para verificar as especificações e garantir que não haja divergências entre o que foi negociado e o que será entregue.

A maioria dos pequenos negócios, em especial aqueles que possuem demandas constantes dos mesmos serviços, opta por registrar em papel ou por meio de planilhas esse contrato e especificações. O procedimento é correto, porém não é eficiente, já que é preciso estar muito atento a possíveis erros de lançamento e a necessidade ou não da atualização de informações.

Os sistemas integrados de gestão (ERP) realizam essa tarefa de maneira muito mais eficiente. Entre suas funcionalidades, está o cadastro do prestador de serviço, arquivamento do contrato acordado, acompanhamento dos pagamentos realizados, além do fornecimento de indicadores, que permitem gerenciar melhor os contratos.

É aí que a Jiva se destaca. Sua expertise e experiência possibilitam entender as necessidades de cada pequeno negócio para prover uma solução de gestão integrada e eficiente, que proporcione otimização dos processos e promova a evolução gradativa da gestão, garantindo que os clientes tomem as melhores decisões no dia a dia tornando suas empresas mais lucrativas e competitivas.

Se quiser saber mais sobre modernização de gestão de pequenas empresas, acesse nossos conteúdos de apoio.

Gire seu smartphone para visualizar o site