Como fazer Black Friday e preparar sua empresa para essa ação

07/nov/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

“Como fazer Black Friday na minha empresa?” é o que você deve estar se perguntando ao começar a ver os anúncios de promoções que as lojas promovem nesta data. O evento, criado nos Estados Unidos para liquidar os estoques antes do Natal, tornou-se relevante para o comércio brasileiro. Em 2016, a Black Friday movimentou R$ 2 bilhões no Brasil. Para este ano, as expectativas chegam a uma movimentação de R$ 2,5 bilhões.

Por que é importante saber como fazer Black Friday?

Considerando a importância da Black Friday para o mercado, você não pode deixar de aproveitar essa oportunidade para aumentar o seu faturamento e atrair novos clientes. Ainda que sua empresa seja de pequeno porte, é possível se beneficiar com a data. Mas é preciso usar as estratégias certas.

Não adianta subir o preço para dar desconto na Black Friday. Isso só vai trazer descrédito para a sua empresa e o seu cliente pode nem querer voltar. Saber como fazer Black Friday é imprescindível para que a ação tenha sucesso.

Para te ajudar nessas estratégias, trouxemos 4 dicas sobre como fazer Black Friday na sua empresa, aproveitando ao máximo as vantagens que essa data traz para o mercado:

  1. Tenha critério ao selecionar os produtos e os descontos para a Black Friday
  2. Reforce a sua equipe para receber um volume maior de clientes
  3. Analise seu estoque e faça as melhorias necessárias
  4. Aproveite para conseguir cadastros

Pronto para aprender as dicas sobre como fazer Black Friday na sua empresa? Então, continue a leitura.

1. Tenha critério ao selecionar os produtos e os descontos para a Black Friday

A primeira dica de como fazer Black Friday na sua empresa é selecionar adequadamente os produtos e os descontos que farão parte da ação.

Antes de tudo, identifique quais são aqueles produtos que estão há muito tempo no seu estoque ou que estejam com embalagem antiga, por exemplo. Essa é a oportunidade de diminuir o estoque desses itens e renovar seu estoque.

É preciso também avaliar quais produtos possuem melhor margem, pois eles te permitem aplicar um bom desconto, sem que sua empresa fique no prejuízo. Além disso, você deve saber a quantidade de itens com maior volume no estoque para colocar em oferta e ter condições de entregar.

Depois de selecionar todos os produtos que você quer colocar em promoção, você precisa calcular qual será o desconto de cada um na Black Friday. Aqui, é complicado sugerir uma porcentagem, já que vai depender dos preços originais, do comportamento dos seus clientes, dos seus concorrentes, entre outros fatores. Mas é importante destacar um ponto: cuidado para não ter prejuízo. Os descontos que você estipular devem considerar alguma margem. Se não, você pode reduzir bastante o estoque, mas terá prejuízo.

Lembre-se: mais importante do que apenas fazer Black Friday, é saber como fazer Black Friday. Uma dica para conseguir descontos de verdade, que vão chamar a atenção dos seus clientes, é uma boa negociação com os fornecedores. Se você compra a valores mais baixos, consegue também dar descontos maiores.

2. Reforce a sua equipe para receber um volume maior de clientes

Saber como fazer Black Friday na sua empresa também inclui saber planejar. É importante definir, por exemplo, se ela ocorrerá apenas na sexta-feira mesmo ou se as promoções serão estendidas para uma semana ou até 15 dias.

Se você optar por fazer a Black Friday em um único dia, é importante que esteja preparado para receber um volume muito maior de clientes em relação ao que a empresa está acostumada. Isso quer dizer que você pode precisar reforçar a sua equipe de vendas, contratando vendedores extras para o período, por exemplo.

O mesmo vale para e-commerce: o seu site precisa estar preparado para suportar um pico enorme de acessos. Do contrário, você pode não apenas perder vendas, mas deixar o cliente insatisfeito e isso não é bom para a sua empresa.

No caso de produtos que serão entregues, é preciso deixar claro o prazo. Como a Black Friday é realizada no final do mês de novembro, muitas pessoas aproveitam para fazer compras para o Natal. Se a entrega não for realizada a tempo, isso também pode ser prejudicial à imagem da sua empresa. Por isso, no momento da venda, informe claramente quanto tempo será necessário para a entrega ser feita.

É preciso também chamar a atenção das pessoas para que queiram descobrir as promoções e o que há no interior da loja. Por isso, invista na decoração e em anúncios da Black Friday para atrair clientes.

3. Analise seu estoque e faça as melhorias necessárias

Quando você se pergunta como fazer Black Friday, precisa considerar uma análise geral do seu estoque. Imagine que você prepara uma ação que chama a atenção de clientes além do que você esperava. O seu estoque deve estar pronto para essa demanda ou os produtos podem acabar antes do final da promoção. Isso é péssimo para o cliente, que chega com a expectativa de adquirir e não encontra mais o produto.

Outra situação é os clientes chegarem à loja a partir de um anúncio da Black Friday, mas também se interessarem por outros produtos que não estejam em promoção. Seu estoque também deve estar preparado para atender a essa demanda maior. Isso quer dizer que ele precisa estar organizado para que você consiga ter agilidade e encontre os produtos certos a tempo de repor o estoque na loja e vender.

Pensando em não frustrar os seus clientes justamente na Black Friday, que é o momento em que a sua empresa pode ganhar mais visibilidade e novos clientes, é importante que você faça um planejamento de estoque.

Levante todos os produtos que você quer colocar em promoção e negocie com os seus fornecedores. Tente garantir valores mais baixos, melhores condições de pagamento, prazos mais interessantes etc.

Reponha também aqueles produtos que não forem colocados em promoção, considerando que os clientes podem aproveitar a ida à loja (ou a compra no e-commerce) para comprar outros itens. Ou seja, esteja com o estoque preparado para não deixar o cliente na mão.

A tecnologia pode te ajudar e muito nessa tarefa. Um sistema de gestão (ERP) é fundamental para tornar mais simples o processo de controle de estoque da sua empresa. Em um momento como esse, especialmente, agilidade é indispensável. Assim, a sua empresa não apenas tem um controle geral sobre as entradas e as saídas de mercadorias, mas também informações de todas as outras áreas da empresa. Dessa forma, após a ação, ficará bem mais simples e assertivo avaliar o resultado e planejar as próximas ações.

4. Aproveite para conseguir cadastros

Essa pode não ser uma dica específica sobre como fazer Black Friday, mas, já que essa ação traz muitos clientes para a sua loja, é também um ótimo momento para você conseguir os dados deles. Com as promoções da Black Friday, os consumidores ficam mais suscetíveis a novidades. Isso quer dizer que muitas pessoas podem entrar na sua loja pela primeira vez. Então, não perca a chance de reter esses clientes. É claro que o atendimento deve ser impecável para que eles se lembrem da sua empresa quando receberem um e-mail marketing depois.

Para aproveitar esse momento, encontre a melhor maneira de pedir que os clientes preencham um cadastro com seus dados. Você pode promover um sorteio ou mesmo criar um programa de fidelidade cujo pré-requisito para participar seja fazer um cadastro. Independentemente da mecânica que você criar, é importante mostrar ao consumidor que ele terá benefícios ao deixar seus dados.

Depois, com os dados em mãos, você terá uma base de clientes que já conhecem a sua empresa para criar ações específicas. Por exemplo, você poderá enviar e-mails marketing com ofertas exclusivas, de acordo com o interesse daquele cliente. Ele com certeza voltará à sua loja se sentir que você dá atenção às preferências dele e, principalmente, que ele está tendo atendimento personalizado.

A melhor maneira de registrar esses dados é através da tecnologia de um sistema que contenha uma solução de CRM, ou Customer Relationship Manager. Nele, ficam registrados os hábitos de compra, o limite de crédito, a pontualidade de pagamento e outras informações de cada um dos seus clientes. Como se trata de um sistema, todas essas informações podem ser acessíveis de maneira fácil e rápida. O que facilita a elaboração das suas estratégias de pós-venda e fidelização de clientes.

Conclusão

Viu como fazer Black Friday pode ser vantajoso para a sua empresa? É uma excelente oportunidade para a sua loja ser conhecida por mais pessoas. Também é uma ótima oportunidade para que o seu negócio fature mais em uma data que você talvez nem esperasse. Analise a melhor maneira de participar, foque nos seus diferenciais e aproveite para conquistar novos clientes.

Esperamos que esse artigo tenha trazido insights interessantes para que a sua Black Friday saia do papel. E, mais do que isso, que você tenha levantado a possibilidade de investir em um sistema de gestão para melhorar os processos da sua empresa. Essa é uma decisão muito importante, que trará incontáveis benefícios para o seu negócio, que ultrapassam a ação de Black Friday.

Quer conhecer alguns desses benefícios? Leia o artigo “4 benefícios da automação de processos para pequenas empresas” e descubra algumas das vantagens de contar com um ERP no seu negócio.

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