Saiba a importância da conciliação bancária para sua empresa

25/ago/2017 - JIVA GESTÃO EMPRESARIAL

Antes de saber a importância da conciliação bancária, é importante conhecer o que é esse processo. Trata-se de um comparativo entre os lançamentos da conta corrente bancária e as movimentações do controle interno do negócio. Ou seja, é a comparação entre o que a empresa tem registrado em seu controle e aquilo que é apresentado nos extratos bancários.

A importância da conciliação bancária está em garantir que as finanças da organização se mantenham em dia, contribuindo para a saúde financeira do negócio e evitando problemas na hora de planejar os próximos passos da empresa.

Abaixo, preparamos uma lista com as 5 maiores razões que comprovam a importância da conciliação bancária para sua empresa. Confira:

1. Identificar gastos e receitas

A conciliação bancária permite identificar qual é o destino principal dos gastos e quais são as maiores fontes de receita da empresa. Dessa forma, você consegue ter uma visão geral do seu negócio e tomar decisões assertivas para a manutenção da saúde financeira da empresa.

2. Evitar prejuízos e perdas

Uma das grandes vantagens da conciliação bancária é a capacidade de evitar prejuízos e perdas, já que possibilita o controle do fluxo de saídas e entradas de dinheiro. Esse é um processo muito importante para qualquer negócio, pois auxilia na identificação de possíveis erros de gestão.

3. Detectar incoerências no fluxo de caixa

Dependendo da forma como você controla o fluxo de caixa, ele pode estar suscetível a falhas constantes e, por isso, a conciliação bancária é tão importante. Ela detecta as incoerências em lançamentos e saldos bancários, possibilitando a identificação de fraudes, como dinheiro depositado a menos e cheques não descontados.

Além disso, com a conciliação bancária feita de maneira rigorosa, você tem em mãos informações sobre todas as movimentações financeiras, o que facilita o processo de fechamento de caixa ao final de cada mês.

4. Contribuir para o planejamento da empresa

Com a conciliação bancária, a sua empresa também pode fazer o planejamento com mais assertividade, já que é possível obter um histórico de todo o orçamento empresarial. Dessa maneira, as análises de tendências e projeções para o futuro da empresa são baseadas em informações concretas.

5. Permitir que sua empresa negocie com o banco

As análises da conciliação também permitem entender a evolução da cesta de serviços e tarifas oferecidas pelo banco para a sua empresa. Assim, você tem dados para negociar melhores condições e taxas com a instituição.

Agora que você já conhece a importância da conciliação bancária para o seu negócio, veja o passo a passo para realizá-la da maneira correta.

Baixar guia agora: “O passo a passo da conciliação bancária”

 

Gire seu smartphone para visualizar o site