10 dicas para estimular o crescimento da sua empresa

Você conseguiu finalmente abrir sua primeira empresa e já obteve os primeiros resultados positivos do negócio. Agora você deve estar pensando em como fazer para continuar crescendo.

Aqui vão algumas dicas que podem ser úteis para ajudá-lo a trilhar esse caminho.

  1. Desenvolva e mantenha com cuidado a Missão da sua companhia. Apesar de ser difícil para pequenas empresas, é fundamental desde o primeiro momento criar uma direção estratégica e se esforçar em cumpri-la.
  2. Clientes gostam de consistência e isso precisa vir desde a origem, com um bom planejamento. Esse é o papel do plano de negócios que vai servir como um guia para o sucesso da companhia.
  3. Lembre-se: consistência não significa estagnação. Busque inovar, sempre, mas sem perder a identidade.
  4. Um erro natural dessas três primeiras dicas é saber delimitar exatamente o escopo do que você faz. É um erro tentar ser bom em tudo ao mesmo tempo, o que acaba resultando em não ser bom em nada. Jamais esqueça qual é o seu público-alvo.
  5. Desenvolver relações de confiança com os clientes é algo imprescindível para qualquer empresa. Por isso, procure saber quem são eles, o que desejam, porque preferem algo em lugar de outra coisa, busque sempre preencher suas eventuais necessidades para conquistar a fidelidade.
  6. Nunca perca o foco na qualidade. Essa dica pode parecer óbvia, mas com a economia passando por um período instável, sempre é bom relembrar. Entregar um produto ou serviço com menos qualidade do que o cliente está acostumado, certamente fará com que ele se afaste.
  7. Vale ressaltar também algo que não cansamos de falar, que é a importância do conhecimento dos conceitos de administração. Ou seja, saber o que é e como gerenciar o ponto de equilíbrio e o fluxo de caixa, por exemplo, são coisas que não podem ser esquecidas nunca.
  8. Outra dica importante é saber manter em dia os controles financeiros básicos, tais como caixa, bancos, vendas, compras, contas a receber, contas a pagar, estoque e gastos com funcionários, durante todo o processo de crescimento do negócio.
  9. Colocar muita ênfase no crescimento da organização e pouca nas relações com os clientes e n qualidade do produto ou serviço, pode matar uma pequena empresa.
  10. Pare um pouco para avaliar em qual nível de maturidade os seus processos de negócios estão. Uma vez que o crescimento for iniciado, o estabelecimento e cumprimento de práticas e processos de negócios sólidos farão com que você permaneça no rumo certo, desde que dentro das práticas de gestão mais adequadas para o seu setor de atuação.

Gire seu smartphone para visualizar o site